Plano de Ensino
O plano de ensino é o documento que expressa o planejamento didático da disciplina, durante o seu semestre de oferta, em consonância com o projeto pedagógico do curso (PPC) e as especificidades definidas pelo(s) docente(s). Em até 15 (quinze) dias a contar da data de início do semestre letivo, o plano de ensino deverá estar disponível, no Portal do Aluno, aos(às) estudantes matriculados(as) na disciplina.
A Resolução UFSM N. 075, de 26 de janeiro de 2022 dispõe sobre a implantação de planos de ensino digitais nos cursos de graduação, no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Tutoriais
Perguntas Frequentes
Gerais
O plano de ensino subsidia a prática de ensino do(a) docente e possibilita aos(às) estudantes a melhor compreensão dos objetivos da disciplina, dos conteúdos que serão estudados e dos critérios de avaliação. Além disso, ele documenta práticas didático-pedagógicas no âmbito da UFSM e serve como referência de concepção curricular e organização didático-pedagógica do curso aos órgãos competentes de avaliação externa institucional.
Todos os(as) docentes vinculados(as) à disciplina são responsáveis pela execução do plano de ensino, mas somente um(a) poderá cadastrar o plano no sistema e realizar eventuais ajustes (se houver).
A Coordenação de Curso é a responsável pela publicação dos planos de ensino no Portal do Aluno. Seu papel é o de acompanhar as práticas didático-pedagógicas desenvolvidas no âmbito do curso, de forma a melhor subsidiar processos de gestão e revisão curricular.
Sim, no que diz respeito aos direitos do(a) estudante no que compete ao Guia e ao Calendário Acadêmico. Atendidas as orientações institucionais, o planejamento didático-pedagógico e a execução das atividades são de autonomia docente.
A coordenação de curso deve contatar o(a) docente responsável e, se necessário, a chefia de departamento, solicitando o encaminhamento imediato do plano.
As alterações poderão ser feitas diretamente pelo(a) docente no Portal do Professor, durante o período de oferta da disciplina.
Em geral, no primeiro dia de aula o(a) docente apresenta a programação da disciplina aos(às) estudantes, o que está diretamente vinculado ao plano de ensino. Se o documento ainda não foi formalizado, o(a) docente poderá fazer o registro do planejamento de acordo com o que foi acordado com a turma.
Sim, para que eles(as) possam se reorganizar, principalmente se as alterações versarem sobre cronogramas específicos ou avaliações.
Estratégias de ensino e aprendizagem
Sim, a critério de cada docente e em consideração aos objetivos de formação do curso e ao perfil do egresso.
Para que o(a) estudante tenha conhecimento de como as práticas serão desenvolvidas e possa se organizar, especialmente em caso de práticas que acontecem em mais de um espaço ou local. Além disso, quando as atividades da disciplina implicam acessibilidade e as práticas têm horário livre na oferta ou sofrem alguma alteração, a falta de informações precisas pode inviabilizar a participação do(a) estudante com deficiência pela falta de recurso no horário estipulado pelo(a) docente. Por exemplo: um(a) estudante surdo(a) acompanhado(a) de intérprete de libras. Se o horário da aula for fixado no início do semestre, o(a) estudante terá disponibilidade do serviço de tradução e interpretação; se o horário for alterado abruptamente, o serviço poderá não estar disponível.
O Diário de Classe identifica os(as) estudantes que declararam, em seu cadastro na UFSM, possuir alguma deficiência, necessidades educacionais especiais ou altas habilidades. Na lista de estudantes de cada turma, o símbolo universal da acessibilidade (imagem abaixo) aparece ao lado do nome destes(as) estudantes e indica aos(às) docentes a necessidade de entrar em contato por e-mail com a Subdivisão de Acessibilidade da Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAED/PROGRAD) e buscar apoio e orientação sobre adaptações curriculares. É importante lembrar, ainda, que é de suma importância que o plano de ensino seja construído em consideração à especificidade da disciplina e às características da turma. As estratégias de ensino e de aprendizagem podem ser pensadas adotando práticas flexíveis e com acessibilidade, haja vista que, quando são contempladas, independente das características individuais de cada estudante, os ganhos são coletivos.
Significa disponibilizar meios para que o(a) estudante possa integralizar a disciplina sem prejuízo, ou seja, nas estratégias de ensino adotadas para o desenvolvimento da disciplina, valer-se de procedimentos e recursos didáticos que auxiliarão esse(a) estudante. Os procedimentos didáticos podem ser individualizados ou socializados. Os individualizados podem ser questionários, exercícios, leituras, observações, laboratório, redação, pesquisa, enquanto os procedimentos socializados, característicos dos trabalhos em grupo, são debates, seminários, mesas redondas. Por sua vez, os recursos estão em consonância com os procedimentos. Alguns recursos se adequam mais a uma atividade ou tema, enquanto outros são de uso corrente, pois se ajustam às necessidades de aprendizagem. Por exemplo, no caso da baixa visão, os materiais apresentados, impressos ou digitais, podem precisar de letras aumentadas ou de softwares específicos. No caso da cegueira, o(a) estudante faz uso de um software leitor de tela, por isso é importante que os(as) docentes forneçam os materiais em formato acessível. Já no caso de estudantes com surdez, fluentes em Libras, estes(as) fazem uso dos serviços de tradução e interpretação.O importante, no quesito acessibilidade, é a identificação da necessidade específica a ser atendida e a busca de orientação. O setor que pode auxiliar tanto docentes quanto discentes é a Subdivisão de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED)/PROGRAD.
Sim, considerando que a utilização de TIC integra as estratégias de ensino e de aprendizagem adotadas para o desenvolvimento da disciplina. É importante, nesse caso, que o(a) docente selecione recursos gratuitos ou abertos para que os(as) estudantes possam acessá-los de forma indistinta e sem a necessidade de investimento.
É recomendável escolher um espaço/ambiente virtual que seja o ponto de referência e de encontro entre estudantes e docentes. AVEA são softwares que, disponibilizados na internet, agregam ferramentas para a criação, a tutoria e a gestão de atividades que normalmente se apresentam na forma de cursos. Proporcionam não só a disponibilização de conteúdos, mas também interatividade e interação entre pessoas e grupos. A UFSM recomenda o uso do Moodle (plataforma online e gratuita que se configura como uma sala de aula virtual que possibilita ao(à) estudante acompanhar as disciplinas pela internet), e/ou o Classroom (plataforma online que também simula uma sala de aula presencial, podendo ser utilizada por docentes e estudantes para se comunicar, dar avisos, tirar dúvidas e resolver atividades em conjunto). Independente do espaço usado, é o(a) docente que organiza o ambiente para transformá-lo em um ambiente virtual de aprendizagem, criando espaços de apresentação de conteúdo, atividades de aprendizagem, atividades avaliativas e, fundamentalmente, de interação e interatividade entre os(as) participantes.
Sim, pois os(as) estudantes precisam saber os locais de encontro e de interação que serão utilizados em cada disciplina e onde poderão acessar os materiais didáticos.
Significa que a disciplina precisa ter uma dinâmica que incorpore efetivamente o uso de TIC, prevendo, por exemplo, material didático específico para as horas a distância; estratégias de ensino e de aprendizagem condizentes com a modalidade a distância; um processo avaliativo que explore as tecnologias digitais em conjunto com a avaliação da aprendizagem; a mediação de docentes, tutores(as) e estudantes por meio de tecnologias em um Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA).
Considerando as características de aprender de cada pessoa, é recomendável que os(as) estudantes sejam orientados(as) a buscar o Atendimento Educacional Especializado, com vistas à identificação e seleção de recursos mais adequados à modalidade a distância. Algumas questões poderão suscitar dúvidas, como por exemplo, o uso de máscaras para pessoas que fazem leitura labial. Nesse caso, existem máscaras transparentes no mercado, mas isso não significa que sejam indicadas para todas as pessoas. pois existem variações na percepção auditiva, entre outros.O setor que pode auxiliar tanto docentes quanto discentes é a Subdivisão de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED)/PROGRAD.
O papel da tutoria na modalidade a distância é fundamental para o bom desenvolvimento das estratégias de ensino e de aprendizagem. Os tutores atuam na promoção e mediação de interações entre estudantes, docentes e conteúdos, estimulando a reflexão sobre os temas discutidos, solucionando dúvidas dos(as) estudantes e gerenciando o ambiente de ensino e aprendizagem virtual selecionado pelo(a) docente. Também são responsáveis pela revisão e pelo feedback das atividades realizadas pelos(as) estudantes, exceto daquelas previstas como parte dos procedimentos de avaliação.
Planejamento/Cronograma
Não, considerando o caráter dinâmico, crítico e reflexivo do processo de ensino e aprendizagem. Em caso de o(a) docente optar por apresentar um cronograma, é possível tanto descrever as atividades que serão realizadas a cada dia de aula, quanto organizar os conteúdos da ementa por semanas ou horas totais, por exemplo. As datas são exigidas em caso de avaliações, eventuais saídas a campo, realização de aulas em espaços distintos daqueles previstos na oferta e até mesmo atividades síncronas, se disciplinas ofertadas a distância (conforme o PPC).
Não. A avaliação final deverá acontecer em momento posterior à integralização da disciplina e à publicação das notas parciais, respeitando-se o prazo mínimo de 48 horas após esta divulgação.
A JAI é considerada atividade acadêmica e deve ser registrada no diário de classe, mas não conta na carga horária total da disciplina, para integralização dos conteúdos. Além disso, é importante observar que a Resolução UFSM 008/2005, no Art. 3º, orienta que durante a realização da JAI não devem ser agendadas aulas e avaliações.
Avaliações
As avaliações podem ser projetadas a critério do(a) docente, respeitado o mínimo de duas avaliações periódicas. No plano de ensino, o(a) docente deverá esclareceros critérios estipulados para a avaliação da disciplina e as datas das atividades.
A avaliação pode ser planejada de forma padrão para toda turma e, se necessário, adequada às necessidades do(a) estudante, para a garantia da acessibilidade, conforme orientações da Subdivisão de Acessibilidade da CAED/PROGRAD. Se a avaliação for processual, no sentido de ser realizada ao longo da disciplina, o(a) estudante já estará sendo avaliado(a), dispensando assim a aplicação de um instrumento único. É importante lembrar, também, que as pessoas com deficiência têm garantido, por lei, o direito à dilatação do tempo para realizar avaliações e à adoção de critérios específicos de avaliação, que considerem as suas necessidades de forma singular. O(A) docente poderá conversar também com o(a) próprio(a) estudante e dialogar sobre quais estratégias avaliativas contemplam seu processo de aprendizagem.
Informações complementares
Recomendam-se bibliografias que estejam em conformidade com os objetivos da disciplina e que tenham acesso livre ou estejam disponíveis nas bibliotecas da UFSM, para garantia de acesso dos(as) estudantes.
As informações podem versar sobre a utilização destes recursos, quando houver, em consideração aos objetivos de aprendizagem da disciplina. O ideal é que os recursos educacionais sejam abertos, para garantia do acesso dos(as) estudantes.
Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, ou qualquer outra ferramenta, material ou técnica que apoie o acesso ao conhecimento. (UNESCO/COL, 2011).
Regime Especial de Avaliação
Sim, para que o(a) estudante matriculado(a) tenha clareza do cronograma de atividades e/ou das avaliações que estão sendo propostas.