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Alterações nos Dados Gerais dos Cursos

Entende-se por alterações nos dados gerais dos cursos aquelas que envolvem nome, turno de oferta, número de vagas discentes e/ou semestre de ingresso.

Orientações Gerais

– Alterações nos dados gerais dos cursos poderão ser propostas junto a modificações didático-pedagógicas no PPC ou em processo a parte, mas deverão ser sempre fundamentadas por dados e estatísticas que evidenciem a demanda e o benefício para a melhor implementação do curso e/ou para a comunidade acadêmica envolvida.

– Quando envolverem mudanças didático-pedagógicas do PPC, os NDEs deverão utilizar os formulários referentes à Reestruturação Curricular e o modelo editável disponível no campo Tutoriais e Orientações, da página principal da seção Criação de Cursos e Alteração de PPCs.

– Todos os processos deverão ser formalizados pelo PEN-SIE e ser abertos com a antecedência mínima de pelo menos 1 (um) semestre em relação ao prazo previsto para a assinatura do termo de adesão ao SISU e o devido cumprimento dos trâmites administrativos necessários à implementação do currículo e ao início das atividades do curso.

Fluxo processual

Alteração dos dados gerais do curso
Alteração nos dados gerais do curso

Documentos

  • Resolução UFSM n. 113, de 20 de dezembro de 2022 – Regulamenta a criação de cursos e a elaboração e alteração de projetos pedagógicos (PPC), no âmbito do ensino de graduação, e dá outras providências – Clique aqui
  • Legislações (formato .RAR) – Clique aqui

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Contato

Coordenadoria de Desenvolvimento de Ensino (CODE)

E-mail: code.prograd@ufsm.br

Telefone: (55) 3220 8872