Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Solicitação de escuta psicológica de acolhimento em saúde mental

Descrição

Trata-se de inscrição para escuta psicológica individual de acolhimento às demandas de saúde mental dos estudantes, via encaminhamento de servidor da UFSM (professores, secretários(as), coordenadores, UAP, etc.), preferencialmente vinculado à sua unidade acadêmica.

Os atendimentos têm o objetivo de acolher e trabalhar as questões trazidas pelos estudantes, no formato de intervenções breves, e realizar os devidos encaminhamentos para grupos, oficinas ou outros espaços de tratamentos indicados a cada caso.

O serviço é disponibilizado para alunos da UFSM que estejam com a matrícula em situação REGULAR. Não podem estar em situação de trancamento, abandono, cancelamento ou desligamento.
Caso o aluno seja menor de idade, no ato de inscrição para o atendimento, deve-se solicitar o termo de autorização através do e-mail caedsaude@ufsm.br. O atendimento somente será realizado após o recebimento do termo assinado.

Salientamos que moradores da CEU devem procurar o Setor de Atenção Integral ao Estudante (SATIE), vinculado à PRAE, que conta com uma equipe voltada ao trabalho em psicologia e assistência social a este público específico.

Nossos serviços não são destinados a casos de urgência/emergência (alucinações, ideação suicida, desorganização emocional intensa, com riscos para si ou para outros). Nesses casos, orienta-se buscar um serviço de pronto atendimento, como PA ou UPA 24h. Caso a urgência esteja ocorrendo nas dependências do campus da UFSM, deve-se acionar o Serviço de Emergência Universitário (SEU) pelo telefone (55) 99197-4769. A ambulância funciona das 07 às 19h00min, de segunda à sexta-feira. Fora desses horários, moradores da CEU podem procurar o plantão psiquiátrico do HUSM diretamente (apenas em caso de urgência/emergência).
Público Alvo
Estudantes da UFSM, com matrícula regular, que não estejam em situação de trancamento, abandono, cancelamento ou desligamento.