As ações de inclusão, na Universidade Federal de Santa Maria, datam do ano de 2007, quando publica-se a Resolução 011/2007 que, posteriormente, foi revogada pela Resolução 041/2021.
No período que antecedeu a criação da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd), as ações de inclusão foram desenvolvidas pela comissão denominada Afirme.
A partir do ano de 2015, essa atribuição passa a ser de competência da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), por meio da Resolução 019/2016, a qual foi revogada pela 041/2021.
Os dados coletados no período de 2008 a 2014 constituem um importante registro, estando disponíveis na página do Observatório de Ações Afirmativas.
Visa-se, desse modo, historicizar o processo da busca de ações inclusivas no ensino superior, haja vista que o sistema de reserva de vagas já era praticado, nesse período, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Esse apanhado da trajetória das ações inclusivas, nessa instituição, demonstra a importância delegada, pela universidade, à questão da inclusão, visto que caminhou-se, ao longo do tempo, na direção do fortalecimento legal e estrutural das ações inclusivas.
Almejou-se, assim, que a inclusão fosse sendo, de fato, implementada e consolidada no âmbito dessa instituição educacional, atendendo a um anseio cada vez mais crescente na sociedade como um todo.
De acordo a Resolução 041/2021 é competência da CAED
IV – coordenar o projeto “Observatório de Inclusão”, mapeando os dados referentes às Políticas de Ações Afirmativas da UFSM, subsidiando as unidades da UFSM com informações para a realização do Programa de Ações Afirmativas da UFSM, bem como na execução de ações relacionadas.(Art. 56)
O observatório reúne uma comissão com representantes da UFSM e da sociedade civil.
São ações do observatório, acompanhar e monitorar o acesso e o desenvolvimento das ações de inclusão e das Ações Afirmativas da UFSM, dos estudantes cotistas e não cotistas da Instituição, em todos os níveis e modalidades educacionais, atentando para as questões resultantes do ingresso e permanência desse contingente, visando subsidiar as ações, sugerir ajustes e propor alternativas junto ao tripé ensino, pesquisa e extensão, no atendimento das ações de inclusão e de Ações Afirmativas da UFSM, baseando-se no princípio da redução das desigualdades educacionais e do etno-direito.
Os dados das ações desenvolvidas estão publicadas no portal da ufsm/prograd/caed.