” As pessoas e os grupos sociais têm direito a ser iguais quando a
diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a
igualdade os descaracteriza.”
Boaventura de Souza Santos
- Criação de um núcleo de estudos e de interlocução social, voltado ao desenvolvimento de pesquisas, promoção de cursos de formação e de eventos, além de organização de publicações, destinados a difusão e à análise técnica e reflexiva das experiências de ações afirmativas para acesso e permanência de populações da América do Sul, em particular da evolução do conceito de igualdade material que informa o ordenamento constitucional brasileiro e das políticas públicas de inclusão social no plano sul-continental.
- As Ações afirmativas são um grupo de medidas sugeridas por determinadas instituições, dentre elas as de ensino superior, para eliminar desigualdades acumuladas no decorrer da história.
- Em julho de 2007, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovou a Íntegra do documento que institui na Universidade o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social. Através dele, a partir do ano seguinte, a UFSM passou a destinar um número específico de vagas para afro-brasileiros, para alunos que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas, para portadores de necessidades especiais e para indígenas, tendo em vista a necessidade de democratizar o acesso ao Ensino Superior público no país.
- A partir de então, a UFSM passou a implementar um programa permanente de acompanhamento e de apoio sociopedagógico aos estudantes cotistas, coordenado por comissão constituída especificamente para esse fim. Foi implementado também uma comissão, dentro do AFIRME – Observatório de Ações Afirmativas -, que está submetida à Pró-Reitoria de Graduação e é destinada a observar o funcionamento das ações afirmativas, avaliar seus resultados, identificar aspectos que prejudiquem sua eficiência e sugerir ajustes e modificações, apresentando ao Conselho Universitário relatórios anuais de avaliação.
- Esta Comissão de Acompanhamento do Programa é composta por 22 pessoas, entre professores, representantes da PROGRAD, SEDUFSM, ASSUFSM, COPERVES, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, DCE, além de representantes da Comunidade Externa.
Quem Somos
O AFIRME é coordenado desde 27 de Setembro de 2012 pela Dra. Ana lúcia Aguiar Melo , conforme Portaria nº 69.285 do Gabinete do Reitor.
Atualmente encontra-se em elaboração o Programa Acadêmico previsto na Resolução 011/07, que institui no âmbito da UFSM o Programa de Ações Afirmativas.
Horário de Verão: 02 de janeiro de 2017 a 24 de fevereiro de 2017 – segunda a sexta-feira das 07h30min às 13h30min
O horário de atendimento aos interessados é de quarta a sexta-feira, das 14h às 17h, podendo ser agendado através do e-mail (afirme@ufsm.br) ou pelo telefone (55) 3220-8838 ou 8872.
Foram nomeados pela Portaria N. 79.852, de 16 de Junho de 2016, o Núcleo de Observadores que compõe o AFIRME.
NOME | UNIDADE ACADÊMICA |
Bruna Freitas Sakis Leal | CAL |
Tatiana Wonsik Recompenza Joseph | CAL |
Carmen Verônica Mendes de Carvalo | CCNE |
Cassio Arthur Wollmann | CCNE |
Claudia Angelita Antunes Silveira | CCR |
Sandra Elisa Réquia Souza | CCR |
Daiana Marques Sobrosa | CCS |
Rafaela Andolhe | CCS |
Liara Kipper Missau | CCSH |
Simone Spiazzi Favarin – SUPLENTE | CCSH |
Cleber Ori Cuti Martins | CCSH |
Maria Clara Mocellin- SUPLENTE | CCSH |
Carmen Marli Leita da Silva | CE |
Alessandra Alfaro Bastos – SUPLENTE | CE |
Ana Carla Hollweg Powaczuk | CE |
Paulo Ricardo Tavares da Silveira | CE |
Marcus Vincius Pezzi de Souza | CEFD |
Terezinha de Lourdes Cavalheiro Pasche | CEFD |
Gustavo de Oliveira Duarte | CEFD |
Maristela da Silva Souza | CEFD |
Tânia Beatriz Siqueira Cavalheiro | CT |
Damaris Kirsch Pinheiro | CT |
Franciele de Lima Machado | CTISM |
Mariglei Severo Maraschin | CTISM |
Regis Moreira Reis | COLÉGIO POLITÉCNICO |
Elisabete Dockhorn | COLÉGIO POLITÉCNICO |
Lais Basso | Campus Frederico |
Oscar Agustin Torres Figueredo | Campus Frederico |
Ticiane Lúcia dos Santos | CAMPUS PALMEIRA |
Alice do Carmo Jahn | CAMPUS PALMEIRA |
Édison Luiz Pavão Borges | UDESSM |
Andreia Vedoin – SUPLENTE | UDESSM |
Gilvan Odival Veiga Dockhorn | UDESSM |
Clarice Bastarz – SUPLENTE | UDESSM |
Foram nomeados pela Portaria N. 73.196, de 20 de Outubro de 2014, o Núcleo de Observadores que compõe o AFIRME.
Nome | Unidade Acadêmica |
Monica Elisa Dias Pons | UDESSM |
Marcelo Ribeiro(Suplente) | UDESSM |
Cássia Engres Mocelin | UDESSM |
Édison Luiz Pavão Borges(Suplente) | UDESSM |
Mariglei Severo Marashin | CTISM |
Débora Marshall | CTISM |
Cleber Ori Cuti Martins | CCSH |
Jane Santos da Silva | CCSH |
José Renato Noronha | CAL |
Aline Sônego | CAL |
Gisele Martins Guimarães | CCR |
Flamarion Ferraz da Rocha | CCR |
Carmem Marli Leite da Silva | CE |
Claudia Smaniotto Barin | CCNE |
Gisandro Cunha Ilha | CCNE |
Ana Carla H. Powaczuk | CE |
Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não-cotistas: 2008-2014
Ana Carla H. Powaczuk (CE), Ana Lúcia Aguiar Melo (UFSM), Bruna Freitas Sakis Leal (CAL),Carmen Marli Leite da Silva (CE), Claudia Smaniotto Barin (CCNE),Cleber Ori Cuti Martins (CCSH), Enio Júnior Seidel (UFSM),Flamarion Ferraz da Rocha (CCR), Gisele Jacques Holzschuc (CT), Gisele Martins Guimarães (CCR), José Renato Noronha (CAL),Lorena Dutra da Costa (UFSM), Luis Felipe Dias Lopes (UFSM), Mariana Motta Dias da Silva (UFSM), Natani Mattjie Tormes (UFSM), Ntidandara da Silva Gomes (UFSM), , Rafaela Andolhe (CCS)
Resumo: A implementação de um processo de descrição e análise dos efeitos da implementação de sistemas de cotas nas universidades é uma tarefa fundamental e pode ter como base o desempenho acadêmico traduzido pelas frequências em aulas e as notas dos estudantes. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar um roteiro inicial (preliminar) de análise do desempenho acadêmico dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) via sistema de cotas e sistema universal durante o período de 2008/I a 2014/II. Os dados abrangem os cursos presenciais das Unidades Acadêmicas da UFSM. Foram calculados os indicadores: número de alunos por modalidade (cotistas e não-cotistas); número de alunos geral; média, desvio padrão e coeficiente de variação das notas obtidas em cada semestre por modalidade; média geral, desvio padrão geral e coeficiente de variação geral das notas. Além disso, é realizada análise das aprovações, reprovações por nota e das reprovações por freqüência, no semestre, em cada um dos cursos pesquisados.
Palavras-chave: Sistema de cotas; Acesso à Universidade; Ações afirmativas.
O AFIRME, em novembro de 2014, por meio do Edital 002/2014-PROGRAD-Afirme lançou Edital para seleção de bolsistas para atuarem na pesquisa “Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não-cotistas – 2008-2014”[1], o qual foi dividido em duas frentes:
(1) referencial teórico sobre a adoção de ações afirmativas no país e impacto dos ingressantes no Curso de Medicina (2008-2014) e,
(2) desempenho acadêmico dos Cursos dos Centros de Ensino (2008-2014).
A apresentação dos dados sobre o desempenho acadêmico dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Santa Maria via sistema de cotas considera o período que compreende 14 semestres, iniciando em 2008/1 e se estendendo até 2014/2. Os dados abrangem os cursos presenciais das Unidades Acadêmicas da UFSM.
A sistematização e organização dos dados começou com o projeto piloto no Centro de Educação, após replicado para as demais unidades acadêmicas.
O objetivo é implementar um processo de descrição e análise, considerando os sete primeiros anos, dos efeitos da implementação do sistema de cotas na Universidade, utilizando como parâmetro o desempenho acadêmico, ou seja, as notas e as médias dos estudantes. Para fins de controle e comparação, os dados incluem o desempenho dos estudantes que ingressaram via sistema universal, os não-cotistas.
A definição dos procedimentos metodológicos, portanto, teve como meta encontrar um caminho para que seja possível, mediante análise posterior, demonstrar e verificar o desempenho acadêmico, no qual possibilitará a construção de compreensões de caráter mais específico e detalhado sobre cada situação. Sobretudo, contribuirá como um dos elementos importantes para a avaliação do sistema de cotas na UFSM enquanto política pública de ampliação do acesso e permanência dos estudantes no ensino superior.
Assim, os dados estão colocados a partir dos seguintes indicadores:
1. número de alunos por modalidade de cota;
2. média das notas obtidas em cada semestre por modalidade de cota;
3. média geral das notas considerando estudantes cotistas e não-cotistas;
4. média das notas dos ingressantes via sistema universal e média das notas por disciplinas cursadas por estudantes cotistas;
5. Desvio padrão e coeficiente de variação das médias de desempenho em cada cota e cursos;
No segundo momento são consideradas as médias das disciplinas cursadas pelos estudantes cotistas e não-cotistas por semestre/ano em relação à aprovação, reprovação com nota e reprovação por freqüência.
O Quadro 1 reflete a adoção do acesso na UFSM a partir de 2008, com a divisão do acesso em cotistas e não cotistas e as alterações realizadas por conta do acesso da Lei de Cotas, Lei 12.711/2012.
TIPO DE INGRESSO | Vestibular 2012 , 2013, 2014 | |
2008-2011 | ||
COTA A | Candidatos afro-brasileiros | EP1A; EP2A* |
COTA B | Candidatos com necessidades especiais | B** |
COTA C | Candidatos provenientes de escola pública | EP1; EP2* |
COTA D | Candidatos indígenas | D* |
SISTEMA UNIVERSAL | Demais candidatos que não fizeram opção pelas cotas anteriores | E* |
*Resolução 011/2007 e previsto pela Lei 12.711/2012
**Resolução 011/2007 e não previsto na Lei 12.711/2012
Com a adoção parcial da Lei 12.711/2012, as alterações se configuram no que segue:
√ adoção de 34% das vagas para alunos da escola pública. Em 2014 o percentual é de 50% previsto pela Lei de Cotas;
√ divisão das vagas aos cotistas da escola pública pelo critério de renda: 60% para oriundos de escolas públicas (Cota EP); Escola Pública Cota Social (EP1) candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos); escola pública EP2 (candidatos com renda superior a 1,5 salários mínimos per capita e;
√ A exigência da escola pública vem com a comprovação de ter cursado todo o ensino médio, em vez de toda a educação básica (ensino fundamental + ensino médio);
√ 40% para pretos e pardos (Cota EPA): com divisão de renda em EP1A e EP2A, nos mesmos critérios referidos acima, porém apenas recorte de origem na escola pública;
√ Vagas que concorrem pela ação afirmativa, porém mantidas pelo Programa de 2007:
√ 5% para pessoas com necessidades especiais (Cota B), em relação às 66% das vagas do
√ sistema universal e manutenção da comissão de verificação;
√ suplementação de 14 vagas para indígenas (Cota D)
[1] Em 2015, pelo Edital n. 01/2015 – Afirme/PROGRAD , houve a seleção de bolsistas para acompanhar o processo
Desempenho acadêmico nas unidades
2016
09/08 – Seleção de bolsistas de ensino, no Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD. (Edital 27/2016)
22/03 – Seleção de bolsistas para ministrar aulas de áreas específicas, no Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD.(Edital 03/2016)
23/02 – Seleção de bolsistas para apoio pedagógico do Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM: Ações de Inclusão e Sucesso no Desempenho Acadêmico, em uma parceria com o Observatório de Ações Afirmativas – AFIRME/PROGRAD.(Edital 27/2016)
2015
08/09 – Chamada Pública 001 – SEGUNDA CHAMADA – Seleção de Bolsistas de Pesquisa dos Cursos de Engenharias, Tecnologia da Informação e Estatística para Atuarem no Observatório de Ações Afirmativas
- 21/08 – Edital 18 – Bolsistas de ensino do Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com Alunos do CTISM/UFSM
- 22/04 – Chamada Pública 001 – Seleção de Bolsistas de Pesquisa dos Cursos de Engenharias, Tecnologia da Informação e Estatística para Atuarem no Observatório de Ações Afirmativas
2014
- 05/11 – Chamada Publica Interna 02 – RESULTADO – Seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação para atuarem no Projeto ‘Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas – 2008-2014’
- 28/10 – Chamada Publica Interna 02 – PRORROGAÇÃO – Seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação
- 21/10 – Chamada Pública Interna 02 – Seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação para atuarem no Projeto ‘Observatório AFIRME: o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas – 2008-2014’
2013
Resultado da seleção dos bolsistas – Chamada Pública N. 02/2013, referente ao curso semipresencial “Cultura, Cidadania, e Direitos Humanos: as leis 10.639/03 e 11.645/08”
Resultado da seleção dos bolsistas: O Observatório de Ações Afirmativas para acesso e permanência nas Universidades Públicas da América do Sul (AFIRME) divulga o resultado da Chamada Pública N. 02/2013, referente ao curso semipresencial “Cultura, Cidadania, e Direitos Humanos: as leis 10.639/03 e 11.645/08” .
- Os selecionados foram:
- Joice Anne Alves Carvalho;
- Priscila Roatt de Oliveira;
- Tania Santos Avila;
- Victor de Carli Lopes.
Os demais inscritos não apresentaram os requisitos necessários contidos na Chamada Pública n. 02/2013. Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Graduação, pelo telefone (55) 3220.8872
Resultado da seleção dos bolsistas – Chamada Pública N. 01/2013, referente ao projeto do Afirme/Prograd, para o projeto “Acompanhamento do egresso cotista: uma avaliação no âmbito do Curso de Direito/CCSH-UFSM”
- Resultado da seleção dos bolsistas:O Observatório de Ações Afirmativas para acesso e permanência nas Universidades Públicas da América do Sul (AFIRME) divulga o resultado da Chamada Pública N. 01/2013, referente ao projeto do Afirme/Prograd, para o projeto “Acompanhamento do egresso cotista: uma avaliação no âmbito do Curso de Direito/CCSH-UFSM”.
Relatório de dados
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2012
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2013
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2014
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2014/2015
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2015
Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social – Relatório de Dados 2016
Revista Interamericana de Comunicação Midiática lançou sua edição v.14, n.27 (2015)
Civitas – Revista de Ciências Sociais v.15, n.4 (2015) – Cidadania, reconhecimento e ação afirmativa no ensino superior, A.R.Paiva
Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas
Edições
- I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas 20 e 21 de Outubro de 2015
- II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas 18 e 19 de Outubro de 2015
Comissão Organizadora
Comissão para Seleção dos Trabalhos
Ana Carla H. Powaczuk – Centro de Educação
Ana Lúcia Aguiar Melo – Pró-Reitoria de Graduação
Cleber OriCuti Martins – Centro de Ciências Sociais e Humanas
Eliana MourguesCogoy – Departamento de Serviço Social
Mara Regina Rodrigues Ribeiro – Universidade Federal do Pampa
Mariglei Severo Maraschin – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Rafaela Andolhe – Centro de Ciências da Saúde
Rosane Brum Mello – Pró-Reitoria de Graduação
Programação Visual
Marcel Jacques
webdesign
Diéferson Machado Bandinelli
Winnie Silva