O II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2016, às 19h, terá como tema central Políticas Públicas de Formação Docente. Considerando as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação, o evento, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria, visa analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais.
A ênfase está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema.
A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.
O II Seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.
O evento, além disso, se constitui em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.
A segunda edição do Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, portanto, objetiva proporcionar, mais uma vez, o estabelecimento de um espaço acadêmico de debate e discussão das questões que envolvem, direta e indiretamente, as políticas de inclusão e seus resultados, impactos e obstáculos. Um espaço para que haja intercâmbio e compartilhamento de pesquisas e estudos, amplificando os resultados e se constituindo em um fórum de debate e análise das temáticas que envolvem as ações afirmativas.
Cronograma
Divulgação: 30 de Agosto
Inscrições Apresentação de Trabalhos: Site do AFIRME – 30 de agosto a 12 de Setembro
Inscrições Ouvintes: Site do AFIRME – 13 de Setembro a 17 de Outubro
Submissões de Resumos: 30 de agosto a 12 de setembro
Divulgação trabalhos aprovados: 16 de setembro
Envio trabalhos completos: até 09 de outubro
Programação Completa
Os trabalhos completos serão publicados no site do Afirme/II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas
CERTIFICADOS
A comissão organizadora do II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas, informa que os CERTIFICADOS deste, de autores, co-autores, coordenadores e participantes ouvintes,estão disponíveis em Certificados
Edital e normas para submissão de Trabalhos
Ações Afirmativas e Formação Docente I
Profª Cássia Engres Mocelin – Assistente Social – PRAE
Profª Rafaela Andolhe – CCS
- Aline Gonçalves – UM OLHAR REFLEXIVO ACERCA DO APOIO PEDAGÓGICO A UM ALUNO SURDO NO ÂMBITO DO “PROGRAMA PILOTO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM-UFSM: AÇÕES DE INCLUSÃO E SUCESSO NO DESEMPENHO ACADÊMICO”
- Denise Silva Nunes – O ENSINO JURÍDICO NAS UNIVERSIDADES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
- DIFICULDADES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA IMPLEMENTAÇÃODE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO CURRÍCULO DE SUAS LICENCIATURAS
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NUM INSTITUTO FEDERAL E A INTERFACE COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ações Afirmativas e Formação Docente II
Profª Ana Carla H. Powaczuk – CE
Prof. Paulo Ricardo T. da Silveira – CE
AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE GENÊRO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- Natasha Silva Nunes – POLÍTICAS PÚBLICAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DA LEI N.13.146/2015 E OS DESDOBRAMENTOS NO AMBIENTE DE SALA DE AULA
Diversidade Cultural e Práticas Educativas I
Ticiane Lúcia dos Santos – Psicóloga – Campus Palmeira das Missões
Rosane Brum Mello – Educadora Especial – Coord. de Ações Educacionais
MEIO AMBIENTE E TEATRO – EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS PROEJA E SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO DO CTISM
Diversidade Cultural e Práticas Educativas II
Profª Alice do Carmo Jahn – Campus de Palmeira das Missões
Ana Lúcia Aguiar Melo – Coordenadora AFIRME
A HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: UMA POTÊNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA
QUEM SÃO OS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO DO CTISM?
AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO E O TRABALHO DOS PROFESSORES: A QUESTÃO DOS PROJETOS “ESCOLA SEM PARTIDO”
LEI 10.639/03: IDENTIDADE COM TEMPERO, AXÉ E RELIGIOSIDADE
Rosane Terezinha Brasil Esbick – PRECONCEITO CONTRA A MULHER: UM BREVE HISTÓRICO DA MULHER INDÍGENA E A NEGRA NO BRASIL
COMISSÃO ORGANIZADORA
COMISSÃO PARA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
Ana Carla H. Powaczuk– Centro de Educação
Ana Lúcia Aguiar Melo –Pró-Reitoria de Graduação
Cleber Ori Cuti Martins – Centro de Ciências Sociais e Humanas
Paulo Ricardo T. da Silveira – Centro de Educação
Alice do Carmo Jahn – Campus Palmeira das Missões
Ticiane Lúcia dos Santos – Campus Palmeira das Missões
Mariglei Severo Maraschin – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
Rafaela Andolhe – Centro de Ciências da Saúde
Rosane Brum Mello – Coordenadoria de Ações Educacionais
PROGRAMAÇÃO VISUAL
Marcel Jacques
WEBDESIGN
Winnie Silva