Na UFSM
- Atividades Tradutor e Intérprete de Libras
- Auditórios da UFSM com Audiodescrição (AD)
- Informações em áudio
- Audiodescrição do Brasão da UFSM
- Teste de suficiência em língua estrangeira para estudantes surdos
- Memo Circular 006/2015 – Boletins acessíveis
- Pista Multiuso do Campus da UFSM: Métodos de análise de uso e percepção do espaço
- Normatização e Atuação do Tradutor/Intérprete de Libras (TILS) na UFSM
Cursos remotos sobre Acessibilidade e Inclusão Social
Aperfeiçoamento “Introdução às Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas à Deficiência Visual” (180 h):
http://ead.ibc.gov.br/cursos/14-informacao-curso/210-aperfeicoamento-introducao-tecnologias-educacionais-digitais-turma-1-2023
Comunicação – Linguagem simples aproxima o governo das pessoas – Como usar? (20 h): https://www.escolavirtual.gov.br/curso/332
Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência (20 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/143
Curso de Libras a distância (50 h):
https://www.gov.br/ines/pt-br/assuntos/libras/modalidade-a-distancia-ead
Dosvox e NVDA – 10h:
http://ead.ibc.gov.br/cursos/14-informacao-curso/209-dosvox-nvda-mooc-turma-1-2023
Educação e Docência – Ambientes Digitais de Aprendizagem – Tecnologia
assistiva e os ambientes digitais de aprendizagem (30 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/418
Ética e Cidadania – Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
(20 h): https://www.escolavirtual.gov.br/curso/275
Ética e Cidadania – Acessibilidade em espaços edificados de uso público
(20 h): https://www.escolavirtual.gov.br/curso/274
Ética e Cidadania – Acessibilidade em Museus (20 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/268
Ética e Cidadania – Acessibilidade em Espaços Urbanos (16 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/273
Ética e Cidadania – eMAG Conteudista (20 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/41
Ética e Cidadania – eMAG Desenvolvedor (30 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/42
Ética e Cidadania – Introdução à Audiodescrição (40 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/320
Ética e Cidadania – Introdução à Libras (60 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11
Ferramentas Digitais para o Ensino Remoto com Ênfase na Deficiência Visual (40 h):
http://ead.ibc.gov.br/cursos/14-informacao-curso/208-fer-mooc-turma-1-2023
Inovação – Primeiros passos para uso de Linguagem Simples (8 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/315
Governo e Transformação Digital – Sistema Eletrônico de Informações –Sei! Usar Acessível (20 h): https://www.escolavirtual.gov.br/curso/545
Políticas Públicas – Acessibilidade na Comunicação (30 h):
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/615
Qualificação Profissional “Produção de Textos em Braille: Adaptação &
Transcrição” (200 h):
http://ead.ibc.gov.br/cursos/14-informacao-curso/205-qualificacao-producao-braille-adaptacao-transcricao-turma-1-2023
Técnicas para Criação de Documentos Digitais Acessíveis aplicadas à Deficiência Visual (40 h):
http://ead.ibc.gov.br/cursos/14-informacao-curso/207-tecdoc-acessibilidade-mooc-turma-1-2023
Dicas de leitura
Aprendizagem e Acessibilidade: Travessias do Aprender na Universidade | Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Bruna Pereira Alves Fiorin, Ana Cláudia Pavão, Fabiane Vanessa Breitenbach (Orgs.) Santa Maria: UFSM, 2015 | Baixar em: http://coral.ufsm.br/anima/images/Livro%20-%20aprendizagem%20e%20acessibilidade.pdf
Ações de Atenção à Aprendizagem no Ensino Superior | Sílvia Maria de Oliveira Pavão (org.) Santa Maria: UFSM, 2015 | Baixar em: http://coral.ufsm.br/anima/images/Aes%20de%20Ateno%20%20Aprendizagem%20no%20Ensino%20Superior.pdf
A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação | Ministério da Educação, Brasil, Brasília: Seesp, 2007 |Baixar em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticas-educacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho | Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, Brasil Brasília: MTE, 2007 | Baixar em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812CCDAEDE012CD0A2B79F70B3/inclusao_pessoas_defi12_07.pdf
As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas | GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S.. (Org); São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012 |Baixar em: http://www.galvaofilho.net/noticias/livro2.htm
Atendimento Educacional Especializado: Orientações gerais e educação a distância Ministério da Educação | MEC, Brasil, Brasília: Seesp, 2007 | Baixar em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_ead.pdf
Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras | Lívia Maria Villela de Mello Motta, Paulo Romeu Filho (Orgs), São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, 2010 | Baixar em: audiodescricao-transformando-imagens-em-palavras.pdf (vercompalavras.com.br)
Condições de Acesso das Pessoas com Deficiência aos Bens Sociais do Estado do Rio Grande do Sul | Clarissa Meira F. de Castro, Idília Fernandes, Rosane Arostegui de Azevedo (orgs.),Porto Alegre: FADERS, 2014 | Baixar em: http://www.faders.rs.gov.br/
Deficiência Intelectual: Realidade e Ação Maria Amélia Almeida (org.) | Secretaria da Educação de São Paulo São Paulo : SE, 2012 | Baixar em: http://cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/Livro%20DI.pdf
Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: Questões Contemporâneas | GALVÃO, N. C. S. S.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A.; DIAZ, F (Org);
Salvador: EDUFBA, 2009 | Baixar em: http://www.galvaofilho.net/noticias/livro.htm
Estudantes com Deficiência no Ensino Superior | PIMENTEL, S. C. (Org), Cruz das Almas: NUPI, PROGRAD, UFRB, 2013 | Baixar em: http://www.galvaofilho.net/noticias/ufrb2.htm
Grafia Braille para a Língua Portuguesa | Ministério da Educação – MEC, Brasil, Brasília: Seesp, 2006 | Baixar em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12670%3Agrafia-braille-para-a-lingua-portuguesa&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
Inclusão Digital e Social de Pessoas com Deficiência | GALVÃO FILHO, T. A.; HAZARD, D.; REZENDE, A. L. A.; Brasília: Unesco, 2007 | Baixar em: http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001600/160012POR.pdf
Orientação e mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual | Ministério da Educação – MEC, Brasil, Brasília: Seesp, 2003 | Baixar em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12666%3Aorientacao-e-mobilidade-conhecimentos-basicos-para-a-inclusao-da-pessoa-com-deficiencia-visual&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa Ministério da Educação | MEC, Brasil, Brasília: Seesp, 2004 | Baixar em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12677%3Ao-tradutor-e-interprete-de-lingua-brasileira-de-sinais-e-lingua-portuguesa&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva | GALVÃO FILHO, T. A., GARCIA, J. C. D.; São Paulo: Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI/SECIS, 2012 | Baixar em: http://www.galvaofilho.net/noticias/pesquisa_TA.htm
Relatório Global UNESCO – Abrindo novos caminhos para o empoderamento: TIC no acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas com deficiência | UNESCO [tradução DB Comunicação] São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014 | Baixar em: http://cetic.br/publicacao/relatorio-global-unesco-abrindo-novos-caminhos-para-o-empoderamento-tic-no-acesso-a-informacao-e-ao-conhecimento-para-as-pessoas-com-deficiencia/
Tornar a educação inclusiva | Osmar Fávero, Windyz Ferreira, Timothy Ireland e Débora Barreiros (orgs.) Brasília : UNESCO, 2009 | Baixar em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&ved=0CEwQFjAG&url=http%3A%2F%2Funesdoc.unesco.org%2Fimages%2F0018%2F001846%2F184683por.pdf&ei=_0E6VZf0OqjHsQShwIHACA&usg=AFQjCNG1pgomPhsO54mjuRmJO8cHtJV-iA&sig2=L9aEpNmckF-08VQRPhGFXA
MAIS BIBLIOTECAS VIRTUAIS
Galvaofilho.net – Livros e pesquisas sobre Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva para download gratuito: http://www.galvaofilho.net/noticias/livros_gratuitos.htm
Ministério Público do Estado de Goiás – Cartilhas, livros e manuais sobre pessoas com deficiência: http://www.mpgo.mp.br/portal/conteudo/cartilhas-livros-e-manuais-pessoas-com-deficiencia#.VRq42Y4oFh8
Os 100 Livros Fundamentais sobre Deficiência – Revista Sentidos: http://www.bengalalegal.com/100livros
IBC – Instituto Benjamin Constant – Livros-falados e Audiolivros: http://www.ibc.gov.br/?catid=100&blogid=1&itemid=382
INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos – Histórias infantis narradas em LIBRAS: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2012/11/assista-os-contos-infantis-narrados-em-libras
Fundação Dorina Nowill para Cegos – /fundacaodorina.org.br/nossa-atuacao/distribuicao-de-livros/formatos-acessiveis/livro-braille/
Libras Gerais – Materiais Inclusivos: http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/livros.p