O programa alagoano Hand Talk foi escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) como aplicativo padrão nos tablets Android 4.0 distribuídos para alunos e professores da rede pública de ensino em todo o Brasil, segundo a Portaria de 28 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 02 de junho de 2014.
Com a distribuição dos tablets, o programa do Governo Federal visa aprimorar a atividade pedagógica dos professores, melhorando a qualidade do ensino na rede pública desde a preparação das aulas, até nos processos de pesquisa e interação com os alunos.
O aplicativo, tradutor automático para Língua Brasileira de Sinais, será mais um canal para auxiliar na comunicação entre professores e alunos surdos que dependem exclusivamente da Libras para se comunicar e obter informação.
A novidade atinge um público de pessoas com deficiência auditiva que chega a quase 10 milhões de pessoas, segundo números do IBGE. Segundo estudos, a cada 10 surdos, 7 não compreendem corretamente a língua portuguesa.
A ferramenta idealizada por alagoanos, eleita pela ONU o melhor app social do Mundo, coloca o TNH1 como o primeiro portal de notícias do país a proporcionar o acesso ao noticiário em libras, democratizando o conteúdo diário do TNH1para milhares de pessoas com deficiência auditiva.
Link para baixar o aplicativo: http://www.handtalk.me/app
FONTE: TNH1