Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Fluxograma de procedimentos institucionais a serem adotados em situações de tentativa de suicídio e suspeita de suicídio, conforme Instrução Normativa 006/2024

Conforme Instrução Normativa 006/2024, que normatiza os procedimentos institucionais a serem adotados em situações de tentativa de suicídio, suicídio e posvenção do suicídio no âmbito da UFSM, A CAEd divulga fluxograma que busca facilitar a compreensão dos passos a serem seguidos nestes contextos.

Descrição de imagem: Fluxograma sobre orientações em caso de tentativa de suicídio nas dependências da UFSM. Na parte superior, dentro de um retângulo azul escuro: “O que fazer imediatamente em caso de tentativa de suicídio nas Dependências da UFSM, conforme Instrução Normativa 006/2024:”. Dele partem quatro linhas que se ligam a retângulos e quadrados de cores diferentes: “I – Cientificar-se de sua própria segurança”, dentro de um retângulo verde, “II – Acionar o(s) serviço(s) de urgência e emergência:”, dentro de um retângulo azul, “III – Contatar o serviço de vigilância da unidade: 3220-8080” , dentro de um retângulo laranja e “IV – Buscar o contato de algum familiar ou pessoa referência indicada.”, dentro de um quadrado roxo. Do item “II – Acionar o(s) serviço(s) de urgência e emergência:”, partem outros dois retângulos, na cor azul clara, o primeiro: “Serviço de Emergência Universitária (SEU): 3220-1000 ou (55) 99197-4769 Entre 7h e 19h”. Ligado a este retângulo, o segundo, contendo: “Samu: 192. Entre 19h e 7h”. Do item “III – Contatar o serviço de vigilância da unidade: 3220-8080”, parte um retângulo amarelo em que está escrito: “O serviço de vigilância deverá fazer um contato com a Direção da Unidade e/ou Pró-reitora para comunicar sobre o ocorrido o mais breve possível.” Abaixo do fluxograma, centralizado, o brasão da UFSM com “UFSM” ao lado, abaixo “Comitê de Saúde Mental – COSAME”. Acima, centralizado, está o brasão da Universidade Federal de Santa Maria e “UFSM Coordenadoria de Ações Educacionais CAEd/PROGRAD” ao lado. Fim da descrição.
Descrição de imagem: Fluxograma sobre orientações em casos de suspeita de suicídio na UFSM. No topo, dentro de um retângulo azul escuro: “O que fazer imediatamente em caso de suspeita de suicídio nas dependências da UFSM, conforme Instrução Normativa 006/2024:” Dele partem quatro linhas que se ligam a retângulos e quadrados de outras cores: “I – Não manipular a cena”, dentro de um retângulo verde. “II – Acionar o(s) serviço(s) de urgência e emergência:”, dentro de um retângulo azul claro, “III – Contatar o serviço de vigilância da unidade: 3220-8080”, dentro de um retângulo laranja e “IV – A comunicação aos familiares será feita pela unidade de referência indicada pela direção, por contato telefônico ou, quando possível, de forma presencial”, dentro de um quadrado roxo. Do item II “Acionar o(s) serviço(s) de urgência e emergência:”, partem dois retângulos azuis claros, o primeiro “Serviço de Emergência Universitária (SEU): 3220-1000 ou (55) 99197-4769. Entre 7h e 19h. Samu: 192. Entre 19h e 7h” e ligado a este, o segundo “, “O serviço de urgência e emergência em saúde (SAMU ou SEU), avaliará a existência, ou não, de sinais vitais, e fará contato com os órgãos competentes, de acordo com a situação (Polícia Militar, Brigada Militar)”. Do item III “Contatar o serviço de vigilância da unidade: 3220-8080” partem dois quadrados amarelos, o primeiro “O serviço de vigilância deverá fazer um contato com a Direção da Unidade e/ou Pró-reitora para comunicar sobre o ocorrido o mais breve possível.” e ligado a este “Orienta-se que o Setor de Vigilância da UFSM permaneça no local em que a vítima for encontrada até a chegada da Brigada Militar ou da Polícia Civil. Abaixo do fluxograma, centralizado, o brasão da UFSM com “UFSM” ao lado, abaixo “Comitê de Saúde Mental – COSAME”. Acima, centralizado, está o brasão da Universidade Federal de Santa Maria e “UFSM Coordenadoria de Ações Educacionais CAEd/PROGRAD” ao lado. Fim da descrição.