Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de digitação para pessoas com Deficiência Visual – Digitavox-USP



O Digitavox USP é um programa de digitação especialmente desenvolvido para atender às necessidades de pessoas com deficiência visual. Utilizando instruções verbais, ele orienta os usuários em exercícios de digitação. Criado a partir do software original de Neno Henrique da Cunha Albernaz, desenvolvido em sua pesquisa de mestrado, este aplicativo proporciona um avanço na capacitação e no aprimoramento das habilidades de digitação.

A abordagem orientada por voz torna o processo de aprendizado acessível e intuitivo. Através de instruções faladas e avaliações auditivas, os usuários são guiados em exercícios de digitação, promovendo não apenas a precisão e a velocidade, mas também a confiança na utilização de tecnologias digitais. Para utilizar o aplicativo, basta ter um teclado padrão ABNT2 com fio e um adaptador USB para micro USB ou USB-C, também chamado de conector OTG.

As estatísticas fornecidas ao final de cada lição não apenas motivam os usuários ao demonstrar seu progresso, mas também possibilitam uma análise aprofundada do desempenho e da eficácia do programa. Essa funcionalidade é fundamental para educadores, terapeutas e pesquisadores que buscam compreender melhor as necessidades e os padrões de aprendizado das pessoas com deficiência visual.

Outra característica marcante do Digitavox é sua ênfase na personalização e no progresso do aprendizado. Ao solicitar o nome do usuário para gravar estatísticas individuais, o aplicativo cria um ambiente de aprendizado adaptado às necessidades específicas de cada pessoa.

Esta versão recebeu apoio da Coordenadoria de Ações Educacionais CAED da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) juntamente com outras instituições dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência visual, como O Lar das Moças Cegas, Bengala Verde, Adeva, Associação Catarinense para Integração do Cego, Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UNESP, Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Faculdade de Odontologia da USP e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo.

A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd-PROGRAD/UFSM) soma-se à divulgação que o Digitavox-USP já está disponível para Windows e computadores de mesa da Apple (MacOS). 

A partir de agora, o software é multiplataforma e continua gratuito para os usuários. Link para acesso: https://usp.br/digitavoxusp/



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-6365

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes