Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas – Dicas de Língua Portuguesa: Hífen e Crase



Sabe aquela questão sobre Hífen e Crase que sempre nos deixa em dúvida? Separamos duas dicas que podem ajudar:

Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Hífen Quando usar hífen? Em prefixo terminado por vogal se a palavra  seguinte começar com a mesma vogal ou com H.  Exemplo: Anti-higiênico, micro-ondas, sobre-humano. Quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa com a mesma consoante. Exemplo: sub-bibliotecário, inter-regional, super-romântico. Com prefixo “-sub” diante de palavras iniciadas por “r”. Exemplo: Sub-reino, sub-região e sub-reitor. Diante dos prefixos “além, aquém, bem, ex, pós, recém, sem, vice”. Exemplos: Além-mundo, aquém-mar, recém-casado, sem-teto, vice-diretor. Casos relativos à ênclise e a mesóclise. exemplos: amá-lo, dar-te-ei, entreguei-lhe. Mediante os sufixos  de origem tupi-guarani, representados por “açu, guaçu, mirim”. Exemplo: capim-açu, cajá-mirim, amoré-guaçu.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Crase Quando usar Crase? Diante de palavras femininas, Uma boa dica para quando surgir a dúvida de se usar ou não a crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina: se o “a” virar “ao” então leva crase. “Exemplo: As amigas foram à confraternização de final de ano da empresa. As amigas foram ao encontro de final de ano da empresa. (substituiu-se a palavra confraternização pela palavra encontro – sinônimo/masculino. Para indicar a hora, usa-se crase antes de locuções indicativas de horas. exemplo: Às três horas tenho aula. Ele esteve aqui às 11h, mas foi embora porque não te encontrou. OBS: Quando as horas estiverem antecedidas das preposições “desde, para e até” naturalmente o artigo não receberá crase. Exemplo: Decidi ir embora pois estava esperando desde às 07h. Marcaram a reunião na sala 10 para as 15h. Pode ir, eu estarei no trabalho até as 19h. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. Exemplo: Às vezes meu irmão chega mais cedo à escola.  Terminei a prova às pressas pois já passava do horário.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4491

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.