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Galeria de Arte Virtual do Centro de Convenções da UFSM



A Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)/Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) soma-se à divulgação da inauguração da Galeria de Arte Virtual do Centro de Convenções. Abaixo, segue a descrição de imagens das obras expostas. A galeria pode ser acessada no link a seguir: https://www.ufsm.br/outros-orgaos/cc/galeria-online/

IMAGEM 01: Quadro intitulado “As Barcas de Essaouira”. Ilustração (pintura) de várias barcas, na cor preta, lado a lado e formando fileiras, dentro de um rio. O céu e o horizonte são retratados em tons de laranja e amarelo. À frente das barcas, avistam-se as velas içadas de pequenos barcos, num mar de tom azul escuro.

IMAGEM 02: Quadro intitulado “Releitura de O Beijo”. A ilustração (pintura), por meio de mosaicos em cores vibrantes, sendo uma releitura da obra do pintor austríaco Gustav Klimt. Consiste em um casal heterossexual, sentado um de frente para o outro, beijando-se em posição inclinada à direita. Sobre o rosto de ambos (o beijo propriamente dito) há um coração nas cores laranja, amarelo e detalhes vermelhos. O fundo é preto com estrelas em tons dourados e prateados. Na parte inferior, há listras verticais em diferentes tons de verde. Moldura na cor amarela.

IMAGEM 03: Quadro sem título. Ilustração (pintura) em diferentes tons escuros de marrom, representado uma montagem com diferentes partes do corpo humano. O rosto, parte mais nítida da imagem, parece-se com uma tradicional representação do rosto de Jesus Cristo. Fundo também possui tons de marrom e moldura na cor preta.

IMAGEM 04: Quadro intitulado “Vaidade”. Ilustração (Pintura) de uma mulher, em cores vibrantes. Ela possui cabelos esvoaçantes em tons de vermelho escuro, com mechas claras, e usa vestido na cor vermelha escura com detalhes em preto. Tem olhos castanhos e lábios volumosos na cor vermelha escura. Ao redor do pescoço, ela segura um mamífero denominado furão. No seu antebraço esquerdo, há uma mini-bolsa de mão, na cor amarela e sua mão está sobre a cauda do animal. Usa longas unhas na cor vermelha escura. A sua frente, há oito gatos, que a encaram. Fundo verde escuro com linhas verticais onduladas na cor preta, moldura marrom escuro.

IMAGEM 04: Obra intitulada “Série Mulheres Aladas”. Imagem/Fotografia mostra uma escultura, em tom terroso, de um corpo feminino, formada por quadris e peito. No lugar do pescoço, há representação de asas de diferentes tamanhos.

IMAGEM 05: Obra sem título. Representação de uma escultura, mostrando um rosto masculino, em tons de cinza. A parte superior da cabeça está representada por um transformador elétrico.

IMAGEM 06: Quadro intitulado “Arte-Viola-Trevas”. Ilustração (fotografia) de uma mulher nua, recostada numa banheira, com o olhar perdido. O braço direito está reclinado, com a mão sobre a cabeça, segurando um batom vermelho. A mulher possui pele branca, cabelos longos e negros, lábios vermelhos e tatuagens no braço esquerdo. Há livros espalhados sobre o seu corpo e dentro da banheira, deixando à mostra o seio esquerdo. Nos azulejos detrás da banheira, há a inscrição “Arte Viola Trevas”, em letras vermelhas, sugerindo que foi escrita com o batom.

IMAGEM 07: Primeiro quadro intitulado “Entre Quadros&Quadrados 01”, “Definindo Limites”. Ilustração (pintura) formada por dois quadros sobrepostos, sendo o maior na cor vermelha. O quadro menor, em tons de vermelho e amarelo, centralizado, mostra dois rostos adolescentes femininos, um atrás do outro, com expressão vaga. Abaixo e atrás dos rostos, há uma composição de mosaicos, em tons de vermelho e amarelo. Na parte inferior do quadro está escrito, em letras maiúsculas, na cor branca, “Definindo limites”.

IMAGEM 07: Segundo quadro intitulado “Entre Quadros&Quadrados 02”, “Definidos Limites”. Ilustração (pintura) formada por dois quadros, tendo um terceiro, na cor verde oliva, como pano de fundo. Os dois primeiros quadros estão lado a lado, com bordas sobrepostas. Cada um deles mostra uma figura humana, em diferentes tons de verde. Ambos os rostos têm expressões vagas e ar de figura medieval. Na parte inferior, está escrito, em letras maiúsculas, “Definidos Limites” na cor branca.

IMAGEM 07: Terceiro quadro intitulado “Entre Quadros&Quadrados 03”. Ilustração mostra uma moldura de um quadro sobre uma tela preta. Na moldura está representado um rosto humano, dividido verticalmente ao meio, tendo um lado na cor marrom e outro na cor branca. Sobre o rosto, horizontalmente, dois fios de arame em tom de branco cortam a moldura. Mais à esquerda, verticalmente, está escrito, em letras maiúsculas, na cor branca, “Em quadrados”.

IMAGEM 08: Quadro intitulado “O Desempregado”. Ilustração (pintura) de um homem de meia-idade, de bigode, sentado no meio-fio de uma calçada, ao lado de um poste, tendo à sua esquerda uma mala e um chapéu. O homem veste traje e sapatos marrons, camisa branca e mostra uma expressão desesperançada.

IMAGEM 09: Quadro intitulado “Ponte sobre o Rio Tâmega e Igreja São Gonçalo, Amarante, PT”. Ilustração (pintura) de uma paisagem urbana, mostrando ao centro um canal de rio, tendo à esquerda prédios coloridos e à direita, calçada, árvores e outras construções coloridas. Ao fundo da imagem, há uma ponte, tendo um arco em sua parte inferior. Acima da ponte, mais à direita, há uma igreja.

IMAGEM 10: Quadro intitulado “Lavoura Alagada”. Ilustração (Pintura) predominantemente em tons azuis, mostrando uma planície alagada, com vegetação rasteira emergindo da água. À esquerda, há algumas árvores, em porções de terra.

IMAGEM 11: Quadro intitulado “Diário 01”. Montagem – dentro de um livro – de várias imagens, na qual se destacam estruturas de janelas, um coração e um esqueleto humanos, selos postais, imagem de um menino de costas, mapas antigos e penas de aves. As imagens estão bastante misturadas e em diversos planos, conferindo ideia de profundidade à obra.

IMAGEM 12: Quadro intitulado “Diário 02”. Montagem de várias imagens, na qual se destacam o rosto, de perfil, de um bebê, partes do corpo humano, panfletos de publicidade, símbolo religioso e procedimento cirúrgico. As imagens estão bastante misturadas e em diversos planos, conferindo ideia de profundidade à obra.

IMAGEM 13: Quadro intitulado “Diário 03”. Ilustração representando um recorte na capa de um livro. Dentro desse recorte, há uma montagem de várias imagens, com fundo na cor rosa escuro e vibrante. As imagens consistem, principalmente, em mãos humanas e válvulas cardíacas.

IMAGEM 14: Quadro intitulado “Eu te sinto”. Ilustração em preto e branco, mostrando duas faces humanas, de perfil. Os rostos estão dispostos de forma invertida, de forma que as testas poderiam se tocar. A mão de uma figura toca o topo da cabeça da outra, num gesto de proteção. No espaço entre as testas, surge um feixe de luz, que reflete verticalmente para ambos os lados, tendo como centro o lugar onde as testas se tocariam.

IMAGEM 15: Quadro intitulado “O Sonho”. Ilustração em tons de preto e branco foscos, mostrando uma figura feminina que dorme apoiada nos próprios braços. Emoldurando o rosto, como se fosse uma aura, há as representações de várias mãos e uma face, que parecem envolver o sono da figura humana por completo.

IMAGEM 16: Quadro sem título, mostrando figuras humanóides, em formas arredondadas, em tons de cinza-chumbo, dispostas lado a lado.

IMAGEM 17: Quadro intitulado “Vini”. Ilustração de inspiração expressionista, que parece ser formada com manchas de tinta. Contém os tons de branco, preto, amarelo, azul, rosa e vermelho. No plano principal, há uma figura humana masculina, com cabelo e barba pretos, usando óculos e olhando para a direita. Está sentado em frente a um toldo de um estabelecimento comercial. A figura lembra o cantor Renato Russo.

IMAGEM 18: Quadro intitulado “Puçá”. Ilustração de um rosto masculino, em tons de branco, preto, lilás e amarelo. Obra com inspiração expressionista, que parece ser formada por pequenas manchas de tinta. Em volta do rosto e a partir da metade para baixo do quadro há um trabalho de pintura que lembra a forma das escamas de peixe.

IMAGEM 18: Quadro intitulado “Gato Bóris e Nina”. Ilustração em tons de azul, rosa claro, preto e mostarda. Representa um gato e um pássaro, deitados lado a lado.

IMAGEM 19: Quadro intitulado “À Flor da Pele”, em tom de grafite. Há uma montagem com várias figuras, podendo serem identificados o “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, e a uma nuance da obra “Operários”, de Tarsila do Amaral, além de um esqueleto humano e de uma ilustração de um estudo de anatomia. Há também um fragmento de reportagem de uma revista de bem-estar. Em primeiro plano, no quadrante inferior esquerdo, há a representação de uma figura masculina, com as mãos apoiadas na cabeça, em demonstração de preocupação.

IMAGEM 20: Quadro sem título, com técnica de pintura abstrata, que passa a impressão de tinta escorrendo livremente, em grandes manchas. A obra possui os tons verde, vermelho, branco, azul-petróleo e marrom.

IMAGEM 21: Quadro sem título, com técnica de pintura abstrata, que passa a impressão de tinta escorrendo livremente, em pequenas manchas, bem concentradas. A obra possui os tons de bege, azul, preto, branco, marrom, lilás, rosa, laranja, cinza e vermelho.

IMAGEM 22: Quadro sem título, com técnica de pintura abstrata, que passa a impressão de tinta escorrendo livremente, causando a impressão de lava vulcânica. O plano de fundo é na cor preta, e a imagem possui tons lilás, preto e bege.

IMAGEM 24: Quadro intitulado “Conexões”, mostrando formas conectadas, em cores vibrantes. A figura lembra um espiral, nas cores azul, vermelho, laranja e verde.

IMAGEM 25: Quadro intitulado “Petra”. Ilustração (pintura) de uma casa de pedra, com inspiração em que lembra as ilustrações de estórias infantis. A parte externa da construção é formada por blocos de pedra justapostos, e o telhado possui formato cônico. A obra tem cores foscas e leves.

IMAGEM 26: Quadro intitulado “Taj Mahal”. Reprodução do Taj Mahal, monumento histórico indiano, tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A ilustração tem inspiração em cartão-postal, mostrando a parte frontal do palácio, onde aparecem três abóbadas e dois minaretes de cada lado da construção. À frente do monumento, está representada a alameda de acesso, com ciprestes de ambos os lados. As cores predominantes no monumento são a branca e a bege.

IMAGEM 27: Quadro intitulado “O Cristo Iluminado”. Imagem (fotografia) do Cristo Redentor, de costas, com o sol incidindo sobre ele. A cor predominante é o grafite claro.

IMAGEM 28: Quadro intitulado “Meninos do Rio”. Ilustração que lembra uma fotografia em preto e branco mostrando seis adolescentes sobre uma rocha à beira-mar. Um deles está em pé e mais afastado do restante do grupo, no qual estão todos os demais, sentados. A imagem é na cor grafite.

IMAGEM 29: Quadro intitulado “Um bonde nas nuvens”. Imagem (fotografia em preto e branco) de um teleférico deslizando pelos cabos de transporte, em uma paisagem enevoada. A cor predominante é o grafite.

IMAGEM 30: Quadro intitulado “Boreal”. Ilustração de inspiração expressionista, com o efeito de ser formada por manchas de tinta, representando a aurora boreal. Predominam as cores azul, amarela, branca e marrom, em tons vibrantes.

IMAGEM 31: Quadro intitulado “Girafa”. A obra é dividida ao meio, no sentido vertical. Ao lado direito da obra, há a ilustração de uma girafa, que se projeta para fora de uma lâmpada, com uma flor de hibisco no pescoço. O plano de fundo é recoberto pelas cores azul e verde. Ao lado esquerdo da obra, o espaço e dividido horizontalmente. Na parte superior, há a imagem de uma caixa de madeira lilás, com dobradiças, em pé, aberta num ângulo de 90 graus. Abaixo, as duas imagens anteriores se repetem, dividindo o quadrante inferior direito da obra. A girafa está pintada na capa/frente da referida caixa lilás.

IMAGEM 32: Quadro intitulado “Metamorfose I e II”. A obra contém ilustrações no quadrante superior esquerdo e no quadrante inferior direito, de forma que os ângulos se tocam. No quadro superior, há a ilustração de uma crisálida, onde predominam as cores azul, verde e amarelo; no quadro inferior, há a ilustração de uma borboleta, com as asas abertas, deixando o casulo, predominando as cores verdes e lilás.

IMAGEM 33: Quadro sem título. Ilustração em formas abstratas, mostrando formas humanas e forma de cavalo. Predominam as cores azul-petróleo e marrom.

IMAGEM 34: Quadro sem título. Ilustração em formas abstratas, mostrando formas humanas. Predominam as cores amarelo e vermelho, em tons vibrantes.

IMAGEM 35: Quadro sem título. Ilustração em linhas abstratas, mostrando formas humanas. Predominam as cores amarelo e laranja, em tons suaves.

IMAGEM 36: Quadro intitulado “Mulheres 1”. Ilustração da pintora mexicana Frida Kahlo, que também lembra a deputada brasileira Marielle Franco. A imagem mostra uma mulher com a cabeça inclinada à esquerda, de sobrancelhas expressivas, cabelos negros e usando uma tiara de flores. Obra de inspiração expressionista, com o efeito de manchas de tinta. Obra multicor, com cores vibrantes.

IMAGEM 37: Quadro intitulado “Mulheres 2”. Ilustração da pintora mexicana Frida Kahlo. A imagem mostra uma mulher olhando à direita, de sobrancelhas expressivas, cabelos negros e usando uma tiara de flores. Obra de inspiração expressionista, com o efeito de manchas de tinta. Obra multicor, com cores vibrantes.

IMAGEM 38: Quadro intitulado “Mulheres 3”. Ilustração da pintora mexicana Frida Kahlo. A imagem mostra uma mulher olhando à direita, de sobrancelhas expressivas, cabelos negros e usando uma tiara de flores. Obra de inspiração expressionista, com o efeito de manchas de tinta. Obra multicor, com cores vibrantes, onde predomina a cor laranja.

IMAGEM 39: Quadro intitulado “Mulher de perfil”. Ilustração (pintura) de inspiração cubista, por meio de formas geométricas. Figura de uma mulher de perfil, com longos cabelos negros, e físico rechonchudo. Predomina a cor grafite em toda a obra.

IMAGEM 40: Quadro intitulado “Mulher sentada”. Ilustração (pintura) de inspiração cubista, por meio de formas geométricas. Figura de uma mulher sentada, de físico rechonchudo. Atrás da figura principal, há figuras de rostos humanos, também de inspiração cubista. Predomina a cor grafite em toda a obra.

IMAGEM 41: Quadro intitulado “Duas mulheres”. Ilustração de inspiração cubista, por meio de formas geométricas. Figura de duas mulheres sentadas, de físico rechonchudo. A mulher à esquerda está de perfil e a da direita está olhando para frente. Predomina a cor grafite em toda a obra, com detalhes em vermelho escuro, como nos lábios e em parte dos cabelos.

IMAGEM 42: Quadro intitulado “Natureza desconstruída 1”. Ilustração de uma árvore formada por folhas que lembram mechas de cabelo humano. Predominam as cores preta e branca na imagem.

IMAGEM 43: Quadro intitulado “Natureza desconstruída 2”. Ilustração que lembra mechas de cabelo humano, formando contornos. Predominam as cores preta e branca na imagem.

IMAGEM 44: Quadro intitulado “O olho de Pandora”. Ilustração de um olho humano, de íris na cor verde, ao centro, com pontos vermelhos e pretos salpicados em toda a obra.

IMAGEM 45: Quadro intitulado “Cometa Ontológico da galáxia de VENSTTAN”. Ilustração de uma escultura, mostrando uma peça em formato oval, colorida, posta sobre uma placa branca, decorada com espirais pretos. A peça oval é circundada por uma estrutura de fios metálicos dourados, formando uma espécie de proteção.

IMAGEM 46: Quadro intitulado “Cometa Ontológico da galáxia de VENSTTAN” (KLASTIN INTECAM). Ilustração de uma escultura, mostrando uma peça em formato oval, colorida, sobre uma placa de vidro, segurada por uma mão com luva preta. Atrás da peça, há um cubo de vidro, circundado por uma estrutura formada por fios dourados metálicos.

IMAGEM 47: Quadro intitulado “Cosmos Orgânica”. Ilustração com plano de fundo na cor vermelha escura. Sobre o plano de fundo, há figuras semelhantes a desenhos rupestres, nas cores branca e preta.

IMAGEM 48: Quadro intitulado “O Nascimento da Arte”. Ilustração com plano de fundo na cor branca, com traços diversos nas cores rosa e preta.

IMAGEM 49: Quadro intitulado “A gênese da revolta”. Ilustração com plano de fundo na cor vermelha, com traços diversos nas cores preta e vermelha clara.

IMAGEM 50: Quadro sem título. Ilustração mostrando uma forma humana esguia, na posição de lançamento de disco olímpico. Predomina a cor cinza na obra.

IMAGEM 51: Quadro sem título. Ilustração mostrando um esboço de forma humana, na posição sentada. Predomina a cor cinza na obra.

IMAGEM 52: Quadro sem título. Ilustração mostrando a fusão entre uma forma humana, de cabelos esvoaçantes, que se projeta a partir do pescoço corpo de animal, robusto e com quatro patas. Predomina a cor cinza na obra.

IMAGEM 53: Primeiro quadro de uma série de três obras, denominada “Verdades Transitórias”. Ilustração de duas figuras humanas, sentadas no relvado, de costas uma para a outra. Ambas usam máscaras e tentam se olhar. Os corpos estão bem separados. Predominam os tons pastel na obra.

IMAGEM 53: Segundo quadro de uma série de três obras, denominada “Verdades Transitórias”. Ilustração de duas figuras humanas, sentadas no relvado, de costas uma para a outra. Ambas usam máscaras e tentam se olhar. Os corpos iniciam uma espécie de fusão entre eles. Predominam os tons pastel na obra.

 

 

IMAGEM 54: Terceiro quadro de uma série de três obras, denominada “Verdades Transitórias”. Ilustração de duas figuras humanas, sentadas no relvado, de costas uma para a outra. Ambas usam máscaras e tentam se olhar. Os corpos se encontram num elevado estado de fusão confundindo as formas de ambos. Predominam os tons pastel na obra.

IMAGEM 55: Obra denominada “Feminilidade”. Fotografia em preto e branco retratando parte do corpo humano, que parece ser a parte lateral um abdômen feminino. A pele mostra uma nesga de tatuagem.

IMAGEM 56: Obra denominada “Feminilidade”. Fotografia em preto e branco retratando um dorso feminino nu, deitado sobre uma superfície.

IMAGEM 57: Obra denominada “Feminilidade”. Fotografia em preto e branco retratando um corpo feminino, cujos braços enlaçam as pernas. O abdômen e o peito tocam a parte frontal das pernas.

IMAGEM 58: Obra da série “Matéria-prima”. Pintura abstrata, com plano de fundo em tons terrosos, nas cores marrom e amarelo. Sobre o plano de fundo, há círculos de contorno preto, coloridos com tons terrosos.

IMAGEM 59: Obra da série “Matéria-prima”. Pintura abstrata, com traços que formam uma planta, com flores e folhas. Predomina a cor azul fosca.

IMAGEM 60: Obra denominada “Coches Habaneros”. Fotografia em preto e branco, retratando dois carros de modelo antigo, em uma rua. No plano de fundo da foto, vê-se um prédio antigo e outro em construção.

IMAGEM 61: Obra denominada “Puente de Bacunayagua”. Fotografia em preto e branco, retratando uma ponte sobre um vale, em meio à mata.

IMAGEM 62: Obra denominada “Trem de Santa Clara”. Fotografia em preto e branco, retratando um trem sobre os trilhos, com a locomotiva em primeiro plano na imagem.

 

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