Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PE.COM: Editora Experimental do Curso de Produção Editorial



  • Número de Registro no SIE: 035477
  • Status: Em andamento
  • Coordenadora: Profª Marília de Araujo Barcellos (Depto Ciências da Comunicação – CCSH)
  • Co-orientadoras: 
  • Participantes: 
    • Profª Claudia Regina Ziliotto Bomfá (Depto Ciências da Comunicação – CCSH),
    • Profª Cristina Marques Gomes (Depto Ciências da Comunicação – CCSH),
    • Técnico em Artes Gráficas Joel Ramos Rosin (Curso de Comunicação Social – Produção Editorial – CCSH),
    • Profª Liliane Dutra Brignol (Depto Ciências da Comunicação – CCSH),
    • Profª Rosane Rosa (Depto Ciências da Comunicação – CCSH),
    • Profª Sandra Rúbia Da Silva (Depto Ciências da Comunicação – CCSH).
  • Acadêmicos Participantes: 
    • Francine Alves;
    • Lúcio Cintra;
    • Ângela Kowa.
  • Resumo: O presente projeto aborda a implantação da Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial. Justifica-se por apreender a produção docente e discente do Curso desenvolvida em sala de aula e proveniente de projetos de ensino, pesquisa e extensão do corpo docente. A editora PE.com é um trabalho em equipe e conta, portanto, com Conselho Editorial e Administrativo formado por membros do departamento de Ciências da Comunicação e seus pares, devidamente indicados e aprovados pelo Conselho. A participação dos alunos o corre por meio de bolsas de estudos e os custos são provenientes em maioria de projetos e agências de Fomento.
  • Objetivos Gerais: O objetivo é o de proporcionar vivência de edição ao longo do curso, possibilitando familiaridade com o processo de edição, promovendo a capacitação do egresso para entrada no mercado de trabalho e a visibilidade do curso por meio da Produção tanto analógica quanto digital dos produtos desenvolvidos, além de estimular a produção intelectual por meio de participação em eventos e oportunidade de aprofundamento teórico por meio de Grupos de Estudos, quando reúnem teoria e prática.
  • Atividades desenvolvidas: Produção e Edição de publicações e ações de incentivo à leitura nas Feiras do Livro de Santa Maria e na de Porto Alegre, bem como no Evento O negócio do livro, junto aos profissionais da área editorial representados na entidade de classe Clube dos editores do Rio Grande do Sul.
  • Principais Resultados: publicações com parcerias reunidas no catálogo editorial conforme o site: http://goo.gl/hpUWYK ,além de eventos de incentivo à leitura também constantes no site: http://goo.gl/KeQOVR e produção intelectual.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1581

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes