Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cicloficinas: Dicas de Língua Portuguesa – Figuras de Linguagem 1



Que tal uma revisão sobre Figuras de Linguagem? A equipe do projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem (CAED-PROGRAD) preparou dicas interessantes sobre Figuras das Palavras e Figuras de Pensamento. Não perca tempo e confira!

Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, centralizado em letras na cor branca com um sombreado cinza há a seguinte dica principal: “Figuras de linguagem”, há quatro setas direcionadas para as dicas, a primeira se encontra abaixo e no lado esquerdo, o título “Catacrese”, na cor verde, seguido de “emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica”, na cor preta. Acima de “catacrese” se encontra uma seta direcionado para o exemplo “Embarcou há pouco no avião”, a palavra “embarcou” está destacada com a cor verde e o restante na cor preta. A segunda seta se encontra acima e no lado esquerdo, o título “Metáfora”, na cor verde, seguido de “comparação de palavras com significados diferentes; termo subentendido na frase”, na cor preta, abaixo, segue uma seta direcionado para “O amor é fogo que arde”, na cor preta. A terceira seta se encontra acima e centralizado, o título “Sinestesia”, na cor verde, seguido de “associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes”, na cor preta, acima da palavra “sinestesia” tem uma seta direcionada para o exemplo “Não gosto desse seu olhar frio”, escrito na cor preta e as palavras “olhar frio” em destaque, na cor verde. A quarta seta se encontra acima e na direita, o título “Metonímia”, na cor verde, seguido de “transposição de significados considerando  parte pelo todo”, na cor preta, abaixo, na cor preta “Costumava ler Shakespeare”, sendo “ler Shakespeare” em destaque, na cor verde. Abaixo dessa dica principal, um outro título com uma segunda dica “Figuras das palavras”, escritas na cor preta, neste tópico se encontram duas setas direcionadas para baixo. Na primeira seta, o título “Comparação”, na cor verde, seguido de “utilizados conectivos de comparação”, na cor preta, tem uma seta direcionada para o lado esquerdo onde está escrito na cor preta “Seus olhos são como jabuticabas”, sendo a palavra “como” na cor verde, em destaque. A segunda seta, direcionada para o lado direito “Perífrase”, na cor verde, seguido de “substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique” na cor preta, acima da palavra “perífrase” tem uma seta direcionada para cima escrito na cor preta “O rugido do rei das selvas é alto”, sendo as palavras “rei das selvas” na cor verde, em destaque. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca e na vertical, há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Dica das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Português” e do lado direito em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, centralizado em letras na cor branca com um sombreado cinza há a seguinte dica principal: “Figuras de linguagem”, há cinco setas direcionadas para as dicas, a primeira se encontra abaixo e no lado esquerdo, o título “Antítese”, na cor verde, seguido de “uso de termos que têm sentidos opostos”, na cor preta. Acima de “antítese” se encontra uma seta direcionado para o exemplo “Água mole em pedra dura…”, as palavras “mole” e “dura” estão destacadas com a cor verde e o restante na cor preta. A segunda seta se encontra acima e no lado esquerdo, o título “Paradoxo”, na cor verde, seguido de “representa o uso de ideias de sentidos opostos, não apenas de termos como na antítese”, na cor preta, acima, segue uma seta direcionado para “Estou cego de amor e vejo como é bom”, sendo as palavras “cego” e “vejo” na cor verde, em destaque, e o restante na cor preta. A terceira seta se encontra acima e na diagonal, o título “Ironia”, na cor verde, seguido de “representação do contrário daquilo que se afirma”, na cor preta, acima da palavra “ironia” tem uma seta direcionada para o exemplo “É tão inteligente que não acerta nada”, escrito na cor preta e as palavras “tão inteligente” em destaque, na cor verde. A quarta seta se encontra acima e centralizado, o título “Gradação”, na cor verde, seguido de “apresentação de ideias que progridem de forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax)”, na cor preta, na diagonal, uma seta apontando para “Inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo”, na cor preta, sendo as palavras “Inicialmente”, “depois” e “até o ponto” em destaque, na cor verde. A quinta seta, acima e na diagonal direita, o título “Apóstrofe”, seguido de “interpelação feita com ênfase”, na cor preta, ao lado, uma seta apontando para “Ó céus, é preciso chover mais?”, na cor preta, sendo as palavras “ó céus” na cor verde, em destaque. Abaixo dessa dica principal, um outro título com uma segunda dica “Figuras de pensamento”, escritas na cor preta, neste tópico se encontram quatro setas. Na primeira seta, o título “Prosopopeia”, na cor verde, seguido de “atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais”, na cor preta, abaixo, tem uma seta direcionada para o lado direito onde está escrito na cor preta “O jardim olhava as crianças brincarem”, sendo as palavras “O jardim olhava” na cor verde, em destaque. A segunda seta, direcionada para o lado direito “Litote”, na cor verde, seguido de “forma de suavizar uma ideia. Assemelha-se ao eufemismo, bem como é a oposição da hipérbole” na cor preta, acima da palavra “litote” tem uma seta direcionada para cima no lado esquerdo, escrito na cor preta “Não é que eu não goste dela”, sendo as palavras “Não é que” na cor verde, em destaque. A terceira seta, direcionada para o lado direito, na diagonal, o título “Eufemismo”, na cor verde, seguido de “utilizado para suavizar o discurso” na cor preta, tem uma seta direcionada para cima no lado direito, escrito na cor preta “Seu pai foi morar no céu”, sendo as palavras “foi morar no céu” na cor verde, em destaque. A quinta seta, se encontra acima deste segundo tópico, na diagonal direita, o título “Hipérbole”, na cor verde, seguido de “corresponde ao exagero intencional na expressão” na cor preta, acima da palavra “hipérbole” tem uma seta direcionada para cima no lado direito, escrito na cor preta “Quase morri de estudar”, sendo as palavras “morri de estudar” na cor verde, em destaque. Na lateral esquerda da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM – CAED – Apoio à aprendizagem”.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-4702

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes