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Cicloficinas – Dicas de Matemática: Funções



A equipe do Projeto Cicloficinas da Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAED-PROGRAD traz hoje mais duas dicas para a área de Matemática. Fique ligado!

Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde está escrito, em letras na cor azul, o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Sabemos que f é derivável, então ela será contínua. Mas será que o contrário vale? Não necessariamente, pois tomando f(x)=|x|, fazendo os limites laterais em torno do zero na derivada, vemos que a mesma não é derivável neste ponto, mesmo sendo contínua.” Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem retangular na horizontal com fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde está escrito, em letras na cor azul, o título “Dicas das Cicloficinas”. Abaixo e no lado esquerdo, em letras na cor verde “Matemática” e do lado em letras pequenas e na cor azul “Tem dúvidas? Envia pra nós! cicloficinascaed@gmail.com”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor preta há a seguinte dica: “Você sabe diferenciar domínio, contradomínio e imagem de uma função? Não? Então Bora lá! Sejam dois conjuntos A e B e uma função f: A -> B. Dizemos que A é o conjunto de partida e B é o conjunto de chegada. Os elementos do conjunto A formam o domínio da função f. Os elementos do conjunto B formam o contradomínio da função f. O conjunto de imagem de f é um subconjunto de B, formado por todos os elementos que possuem correspondentes no domínio de f.Vejam que 1m(f)= {y¹,y²,y³} é diferente do contradomínio, dado por {y¹,y²,y³,y4}”.(abaixo há a imagem dos conjuntos que representam o que foi dito acima). Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM – CED – Apoio à aprendizagem”.
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