Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Construindo hábitos de leitura em tempos de isolamento social



Em tempos de isolamento social, nem sempre é fácil manter ou criar novos hábitos. Para ajudá-lo, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem da CAED/UFSM preparou um material com informações interessantes sobre hábitos de leitura. 

Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Na parte superior e em letras azuis “UFSM . CAED . NÚCLEO DE APOIO À APRENDIZAGEM”, abaixo e centralizado em letras pretas “Construindo hábitos de leitura” e, abaixo, também em letras pretas “em tempos de isolamento social”. Nas bordas da imagem, ilustrações azuis de livros e xícaras.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo cinza. Na lateral esquerda, uma figura com 21 livros, um sobre o outro, e a direita dos livros, em letras pretas, o texto “Este período de isolamento social, pelo qual se está passando já há algum tempo, provoca muitas mudanças no estilo de vida. Dentre elas, está a forma de organizar o trabalho e o estudo, essa última vindo a moldar o comportamento frente ao processo de aprendizagem.”
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Na parte superior e a esquerda, em letras pretas “Configura-se um consenso o fato de que possuir hábitos de leitura só traz benefícios para os indivíduos.”, a direta do texto, está a ilustração de um livro aberto mostrando a capa, lombada e contracapa. Abaixo, centralizado, em letras pretas, o texto “Ler estimula a criatividade, desperta o imaginário, amplia o conhecimento e a competência linguística, enriquece o vocabulário, concede ao indivíduo maiores condições de reflexão e aguça o senso crítico e a capacidade de expressão, dentre outras inúmeras benesses.”
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo cinza. Centralizado, em letras pretas “Para tanto, sugerem-se alguns procedimentos básicos e diretrizes para a construção desse hábito, que pode ser colocado em prática por todos:”. Nas bordas da imagem, ilustrações azuis com detalhes em amarelo de livros e xícaras.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Na lateral esquerda, figuras de duas xícaras e dois livros, um sobre o outro e alternados. Á direita das figuras, em letras pretas, o texto “- Estabeleça um objetivo maior para o desenvolvimento dessa competência, de forma que ela se torne mais eficiente;”, “- Adquira livros de sua área de interesse pessoal e profissional;”, “- Selecione conteúdos específicos das disciplinas a serem vencidas na sua trajetória acadêmica;” e “- Escolha um espaço na sua casa para fazer suas leituras, deixando-o confortável, iluminado, com um clima que favoreça essa atividade;”, um abaixo do outro.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo cinza. Na parte superior, ilustração em tom verde de três livros abertos mostrando a capa e contracapa, um ao lado do outro. Abaixo do primeiro livro “- Inicie a leitura diária por um tempo reduzido, que deverá ser ampliado gradativamente, fazendo intervalos necessários para descanso;”, do segundo livro “Escolha um horário mais ou menos fixo para fazer as leituras. Alguns preferem ler durante o dia, outros gostam e entendem que é uma ótima opção fazer uma leitura antes de dormir.”, e do terceiro livro “É importante que se leia diariamente, um pouco por vez, estabelecendo prazos para a realização das leituras;”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Centralizada,  a figura de uma jovem de vestido longo, de época, olhando para um livro aberto sobre as mãos. No canto superior esquerdo “- Seja persistente e não foque no tamanho de um livro ou de um texto. Em vez disso, aproveite cada etapa e cada avanço conquistado;”; no canto superior direito “- Certifique-se de que compreendeu o que foi lido e retorne mentalmente, evitando avançar na leitura caso não tenha compreendido o que foi percebido;”; no canto inferior direito “- Grife, com salientadores de texto, as partes importantes, reforçando a compreensão do que foi lido;”; e, no canto inferior esquerdo “- Sempre retome os trechos importantes;”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo cinza. Na lateral esquerda, a ilustração de um livro e abaixo,  de uma xícara. Á direita do livro, em letras pretas “- A leitura vai ficando mais interessante à medida que se progride, conseguindo relacioná-la a conhecimentos próprios já existentes e ativar conhecimentos prévios sobre o assunto;”. Á direita da xícara, também em letras pretas “- Uma vez que a compreensão e percepção do que foi lido é bastante subjetiva, compartilhe suas impressões com outras pessoas, ampliando discussões e trocas;”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Na parte superior da imagem, em letras azuis “De uma forma geral, pode-se seguir estes passos básicos:”. Abaixo, na lateral esquerda, ilustrações de três livros abertos mostrando capa e contracapa, um abaixo do outro, em cada capa um número: 1, 2 e 3, respectivamente. À direita do livro 1 o texto “Torne o hábito claro, com intenção de ser colocado em prática todos os dias;”; à direita do livro 2 “Torne o hábito atraente, com um ritual motivador (ambiente preparado, um bom café, o momento mais adequado, etc);” e à direita do livro 3 “Torne o hábito fácil, começando aos poucos e ampliando-o gradativamente (iniciar com trinta minutos e ampliar o tempo até em torno de duas horas);”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo amarelo. Na lateral esquerda, ilustrações de três livros abertos mostrando capa e contracapa, um abaixo do outro, em cada capa um número: 4, 5 e 6, respectivamente. À direita do livro 4 “Torne o hábito satisfatório, com recompensas imediatas após sua realização (escolha o que lhe seja prazeroso);”; à direita do livro 5 “Torne o hábito de leitura em algo que fará parte de sua vida, transformando-se em um leitor;” e à direita do livro 6 “Foque primeiro na consistência do ato de ler, e depois invista na qualidade, definindo fases: fase 01 (cinco páginas por dia – em torno de quinze minutos de leitura); fase 02 (15 páginas por dia – em torno de sessenta minutos); fase 03 (vinte cinco páginas por dia….). A última fase deverá ser seu objetivo final, tornando-se propriamente o hábito.”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com fundo cinza. Na parte superior “Apoio Pedagógico Online da CED”, “Solicite agendamento enviando seu nome, matrícula e número do WhatsApp para o e-mail:”, núcleodeaprendizagemufsm@gmail.com, “De segunda a sexta, das 14h às 18h.”, um abaixo do outro respectivamente. Abaixo as ilustrações de dois livros e duas xícaras, um ao lado do outra, intercalados. Abaixo das figuras “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:”, “CRAMER e CASTLE. “Incentivando o Amor pela Leitura”. Porto Alegre: Artmed, 2003.” e “MIGUEL, Emílio Sanchez – “Compreensão e Redação de Textos: dificuldades e ajuda – “Porto Alegre: Artmed, 2002.”, respectivamente, um abaixo do outro.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-3728

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes