O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) está em processo de conclusão da transferência do seu antigo espaço, no 3° andar do prédio da Reitoria, para sua nova sede, no prédio 48D, próximo à Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), no campus de Santa Maria. A previsão é que a mudança integral para a nova instalação seja concluída até segunda-feira (13), restabelecendo o atendimento regular à comunidade.
Durante essa semana, o Derca atendeu a determinadas demandas de forma limitada devido ao deslocamento para o novo endereço, e desde terça-feira (7), o atendimento está suspenso, até que a mudança seja concluída e que os servidores finalizem a sua instalação e organização no departamento. “Algumas questões estruturais estão pendentes, mas já podemos elaborar um trabalho de boa qualidade”, explica o diretor do núcleo, Francisco Lovato.
O deslocamento das coordenadorias acontece de forma gradual, de acordo com as demandas do espaço e da organização necessária dos arquivos, assim como a atualização destes para o cumprimento das tarefas referentes à execução das matrículas, editais e arquivos de alunos matriculados na UFSM.
Lovato ressalta que, além do atendimento ao público, todas as solicitações de documentos e consultas e os prazos estabelecidos pelo Derca serão retomados a partir da finalização do processo de transferência física, administrativa e tecnológica do Derca, na próxima segunda.
Ele afirma que a qualidade no atendimento aos usuários terá melhorias. “A qualidade em relação ao espaço muda, pois estávamos com um espaço reduzido no nosso antigo endereço”, diz. Além de salas em número e área suficientes para o bom andamento dos trabalhos, o espaço também conta com auditório.
O mesmo prédio abrigará, em breve, outros órgãos da universidade, inclusive a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Texto e fotos: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti – www.ufsm.br