Mesmo com a chuva que marcou presença na manhã do primeiro dia de Descubra UFSM, o público movimentou o evento e estava animado para conhecer os cursos e projetos presentes no espaço do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Neste ano, as atividades acontecem na Cidade de Lona, um espaço novo que proporciona maior interação e circulação das pessoas. Para Martha Adaime, vice-reitora da UFSM, mudar é sempre motivador e as expectativas do Descubra são sempre as melhores. “Sair do mesmo proporciona coisas boas, sair do mesmo mostrou que esse espaço está muito melhor, um espaço de feira, mais integrado”. A vice-reitora ainda falou sobre a expectativa de receber 300 escolas para visitar o local e apresentar a UFSM. Além dos estandes do Descubra, alguns laboratórios do campus também estão disponíveis para visitação.
O Pró-Reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, destacou, ainda, que o Descubra é a maior feira educacional da região e a nova estrutura desta edição possibilita conectar os espaços e exposições do evento de forma bastante integrada. Outra novidade é a possibilidade de os interessados já realizarem a inscrição no Vestibular e Processo Seletivo Seriado da Instituição, tendo computadores disponíveis na entrada no espaço para isso.
Trabalho conjunto
Na abertura oficial da 11ª edição do Descubra UFSM, Jerônimo Tybusch agradeceu o envolvimento das pró-reitorias e dos cursos para a realização do evento, promovendo atividades diversas, como tour pela universidade, oficinas e exposições artísticas. A vice-reitora, Martha Adaime, também agradeceu o envolvimento dos 130 cursos da UFSM e destacou o trabalho realizado dentro da Universidade para a previsão climática, o que possibilitou com que a Instituição se organizasse da melhor forma para recepcionar quem visita o espaço do Descubra. “Esse momento traz o brilho no olho ao candidato, pois é um pré-ingresso para que realizem a escolha de aprendizados para a vida”.
Para finalizar a abertura, o Curso de Dança Bacharelado organizou a apresentação do trabalho “Brasileira”, coreografado por João Ramos e Verônica Ramos, interpretado pela bailarina Verônica Ramos.
Movimentação intensa
Na organização do evento, Janine Appel, integrante da equipe da Pró-Reitoria de Graduação, espera que passem 27 mil pessoas durante os três dias de atividades, sendo 11 mil alunos das escolas inscritas. Já nesta primeira manhã, chegaram 86 ônibus e vans para trazer as escolas até a Universidade.
A grande movimentação de estudantes proporcionou a explicação e divulgação dos cursos que se organizaram para inovar na apresentação, como acadêmicos de filosofia e história que representaram figuras importantes para promover a interação e chamar a atenção de quem visitava o Descubra. O curso de direito trouxe uma caixa surpresa para os visitantes escolherem uma disciplina do curso e receberem explicações e curiosidades sobre ela. Além dos cursos de comunicação que trouxeram câmeras e cenário que proporcionaram a interação dos visitantes no estande.
Os campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul também estão participando do evento, com objetivo de divulgar os cursos e a estrutura de fora de Santa Maria.
Para Eliane Pereira, vice-diretora e coordenadora acadêmica do campus da UFSM/FW, a presença no espaço é fundamental. “Já aconteceu de escolas da nossa região nos visitarem em Santa Maria e descobrirem, apenas lá, que o nosso campus existia. Então, eu acho importante a nossa participação enquanto comunidade acadêmica, porque, em visitas anteriores, alunos dessas escolas acabaram vindo estudar no nosso campus”.
Além dos cursos e projetos da UFSM, outras 10 instituições da cidade foram convidadas para participar do Descubra no espaço Conecta Cidade Universitária.
O Descubra acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro (de quinta a sábado), das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, no Campus sede da UFSM em Camobi, Santa Maria.
Confira a programação dos outros dias do Descubra 2024:
Quinta-feira (26)
14h às 14h45 Oficina- Demonstração e ensino de sequência de Dança de diferentes estilos, a partir do trabalho técnico de cada uma – Curso de Dança Bacharelado – UFSM;
15h às 15h40 Mostra de trabalhos do Curso de Dança Bacharelado – UFSM;
15h às 17h Capsm – DJ Set Música Eletrônica;
Sexta-feira (27/9):
9h15 às 10h: Apresentação Artística: Gaita e Canto do Município de Unistalda, com Eduardo da Silva Cogo – E.E. Est. Educ. Básica João Aquino
10h: Apresentação das Habilidades Contempladas nas provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2025
11h às 11h40: Apresentação artística – MOJUBA: Danças Populares Brasileiras
11h40 às 12h15: Apresentação artística – Laboratório Cruzo
14h às 15h: Capsm: DJ Set Música Eletrônica
15h às 15h40: Mostra de trabalhos do Curso de Dança Bacharelado – UFSM
16h às 17h: Capsm: DJ Set Música Eletrônica
Sábado (28/9):
9h: Interpet – PET Indígena e PET Engenharia Florestal
14h30 às 15h10: Mostra de trabalhos do Curso de Dança Bacharelado – UFSM
Texto: Milena Gubiani, estagiária da Agência de Notícias, com colaboração de estudantes de Jornalismo da UFSM/FW.
Fotos: Daniel Michelon de Carli, Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Agência de Notícias
Fonte: ufsm.br