Matrícula como Estudante Especial em disciplinas de graduação pode ser solicitada até 06 de setembro por quem possui Ensino Médio completo

Modalidade não é ofertada a quem tem matrícula na graduação ou na pós-graduação da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para pessoas interessadas em realizar matrícula como Estudante Especial em disciplinas dos cursos de graduação da UFSM.

Podem solicitar matrícula candidatos(as) que já tenham concluído Ensino Médio ou equivalente.

O Edital de Estudante Especial em disciplinas de graduação NÃO é destinado a quem possui matrícula nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM, possibilitando que a comunidade egressa do Ensino Médio tenha contato com as diversas áreas do conhecimento oferecidas pela Universidade.

A solicitação de matrícula, com envio da documentação exigida pelo Edital, deve ser feita até o dia 06 de setembro.

É possível solicitar matrícula em disciplinas isoladas ou em disciplinas integrantes de Trilhas Especiais de Graduação (TEG). As Trilhas são compostas por, no mínimo, duas disciplinas que abordam aspectos transversais e complementares entre si, ofertadas em um mesmo curso ou em diferentes cursos. As Trilhas também poderão ser ofertadas em editais separados, publicados em ufsm.br/editais.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

As pessoas interessadas devem acessar o Edital 057/2024, que se encontra no site da Pró-reitoria de Graduação, em ufsm.br/prograd, e clicar no Portal do Estudante Especial (https://portal.ufsm.br/especial/mainMenu.html).

Antes de realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deve LER TODO O EDITAL, para certificar-se de que possui toda a documentação solicitada e que atende todos os requisitos para cursar as disciplinas, em caso de aprovação.

Não há limite para solicitação de disciplinas pelo(a) candidato(a). Se forem aprovadas pelas unidades de ensino responsáveis, porém, serão efetivadas as matrículas de até QUATRO disciplinas por candidato(a) no semestre, de acordo com critérios de desempate e de acordo com a prioridade de disciplinas que o(a) interessado(a) assinalar no momento da inscrição.

Após realização do login e verificação dos dados do(a) candidato(a), na tela “Selecionar Turmas” será possível pesquisar e selecionar disciplinas, buscando pelo nome do curso desejado. Os nomes dos cursos de graduação da UFSM, bem como os contatos da Coordenação e da Secretaria, para solicitação de outras informações, podem ser pesquisados nos respectivos sites dos cursos, em ufsm.br/graduacao

Na tela de inscrição, ao lado da disciplina ofertada, será possível selecioná-la com o botão (+). No botão ( i ) será possível obter informações sobre os dias, horários e professor(a) responsável pela disciplina.

Na tela seguinte, em “Turmas Selecionadas”, será possível descartar disciplinas e assinalar a ordem de prioridade, marcando “1” para a disciplina mais importante ou desejada pelo(a) candidato(a), “2” para a segunda disciplina, e assim sucessivamente.

Na quarta tela, “Documentação”, deverão ser anexados ao sistema, em formato PDF de até 5 megabytes, os seguintes arquivos:

– cópia do documento oficial de identificação (RG ou CNH);
– cópia do CPF (pode estar junto com o RG ou CNH);
– cópia do Histórico Escolar completo do Ensino Médio;
– cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso).

DE OLHO NO CRONOGRAMA!

As inscrições seguem até 06 de setembro. No dia 13 de setembro deverá ser publicada, na página do Edital, a lista preliminar de candidatos(as) que tiveram suas solicitações de matrícula deferidas.

A partir da publicação da lista, até 16 de setembro será possível a interposição de recurso de candidatos(as) que forem indeferidos(as). Os recursos devem ser encaminhados, dentro dos prazos e horários previstos no Edital, ao e-mail cofre.prograd@ufsm.br, tendo a mensagem por título “Recurso Estudante Especial – Graduação“.

Após prazo de recurso, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) deverá publicar, em 17 de setembro, na página do Edital, a lista definitiva de candidatos(as) que tiveram suas solicitações de matrícula deferidas.

Os dias 18 e 19 de setembro serão destinados à matrícula nas disciplinas da categoria Estudante Especial, a ser efetivada pela Prograd, conforme o Edital.

Os(as) Estudantes Especiais deverão entrar em contato com a Coordenação ou Secretaria dos respectivos Cursos, para a obtenção de informações específicas sobre suas disciplinas. Os contatos podem ser buscados na página de cada curso, em ufsm.br/graduacao.

OUTRAS INFORMAÇÕES

A categoria de Estudante Especial em disciplinas de Graduação NÃO gera vínculo com os cursos da UFSM nem dá a possibilidade de obtenção de diploma.

O(a) Estudante Especial aprovado(a) nas disciplinas receberá, como comprovante de participação, o Histórico Escolar das disciplinas concluídas.

Futuramente, ao ingressar como estudante regular em algum curso de graduação, a pessoa poderá solicitar aproveitamento de estudos, submetendo as disciplinas cursadas para análise, de acordo com as regras da instituição na qual ingressou.

O(a) Estudante Especial pode cursar até QUATRO disciplinas por semestre. No total, pode cursar até DOZE disciplinas em determinado curso de graduação da UFSM.

Estudantes Especiais também têm acesso à Biblioteca Central, às Bibliotecas Setoriais e ao Restaurante Universitário da UFSM.

O Edital 057/2024, com o cronograma da seleção e demais orientações, pode ser acessado no site da Pró-reitoria de Graduação, em ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser solicitadas à Coordenadoria de Oferta e Relacionamento, pelo e-mail cofre.prograd@ufsm.br.