O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM (CEPE) aprovou, em sua reunião de número 968, ocorrida no dia 10/12, a minuta de Resolução da Política Institucional de Formação Continuada de Professores do Magistério Federal da instituição. O documento traça diretrizes e objetivos para a promoção do desenvolvimento profissional docente.
A minuta contempla o início da docência na UFSM, o desenvolvimento da carreira docente e a preparação dos(as) professores(as) para cargos de gestão acadêmica. A formação continuada consiste na busca de aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético, estético e político do(a) docente, por meio da reflexão, da avaliação e do estudo constantes sobre a prática educacional.
Segundo a minuta, as ações vinculadas à Política de Formação Continuada deverão ser desenvolvidas de forma a valorizar as experiências pessoais e profissionais dos(as) docentes nas diferentes áreas do conhecimento, integrando-se a elas de forma a construir relações dialógicas que repercutam de forma significativa no cotidiano do trabalho docente e que contribuam para o desenvolvimento profissional.
Estruturado em 14 artigos e sete capítulos, o documento organiza em três grupos as ações decorrentes da Política Institucional de Formação Continuada, de forma a contemplar as trajetórias do trabalho docente:
Grupo I: conjunto de ações voltadas ao reconhecimento e à ambientação à cultura institucional e à esfera pública, como o estudo das diretrizes das políticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão e inovação, das políticas afirmativas e de acessibilidade, da legislação funcional e acadêmica geral, dos processos e documentos institucionais e das sistemáticas de elaboração de projetos, entre outras ações que acolham, orientem e preparem o docente ingressante para o exercício da função pública e para os primeiros anos do exercício da docência na UFSM;
Grupo II: conjunto de ações que atendem a demandas específicas de áreas do conhecimento e contextos emergentes, como questões que envolvem recursos didáticos, inclusão e/ou acessibilidade, reflexões fundamentadas na relação teoria-prática no âmbito de determinado curso ou área, organização de eventos e de publicações científicas, entre outras ações pertinentes ao desenvolvimento profissional e institucional inerente a grupos de docentes, cursos, departamentos ou unidades de ensino; e,
Grupo III: conjunto de ações que envolvem a legislação educacional, as sistemáticas de avaliação interna e externa, o planejamento acadêmico, as ferramentas acadêmicas, entre outras ações pertinentes aos processos de gestão relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à articulação de esforços necessária para a proposição de políticas e ações estratégicas que atendam às demandas e metas institucionais.
A Política de Formação Continuada Docente integrará o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e deverá ser considerada para o planejamento estratégico das ações voltadas aos docentes.
As Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Gestão de Pessoas (Progep), de Extensão (PRE) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), bem como a Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTT), serão responsáveis pelo estabelecimento da Política de Formação Continuada e sua constante revisão, bem como pelas ações relativas aos Grupos I e III citados.
Já as Direções das Unidades de Ensino, os Departamentos de Ensino, os Departamentos Didáticos e os Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Técnicos, com o auxílio das Unidades de Apoio Pedagógico (quando houver), serão responsáveis pelo planejamento de ações, planos, projetos e/ou programas de formação continuada docente, referentes ao Grupo II.
Outras informações sobre a Política Institucional de Formação Continuada de Professores do Magistério Federal podem ser obtidas pelos e-mails prograd@ufsm.br e code.prograd@ufsm.br.