A sexta edição do Descubra UFSM teve início na manhã desta quinta-feira (26), no Centro de Eventos do campus Santa Maria. Na abertura oficial, realizada no lonão de apresentações, o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch, destacou que o Descubra UFSM, evento já consolidado, configura-se na maior feira educacional do interior do estado.
Para este ano, mais de 300 ônibus estão agendados, superando o número de 2018. O público esperado é de mais de 25 mil pessoas. “A cada ano aprimoramos a interação com as escolas de ensino médio”, afirmou.
O evento, que tem a finalidade de divulgar aos visitantes todos os 130 cursos e as iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, nos moldes de uma feira das profissões, apresenta novidades aos visitantes, além de atrações já consolidadas, como a Rua das Artes e o teste vocacional.
A campanha #SouUFSM também tem destaque, buscando conscientizar os visitantes sobre a importância das universidades públicas. Jerônimo lembrou que, em tempo de muitas dificuldades, a realização do evento é uma prova de superação, só possível devido ao empenho de toda a comunidade acadêmica envolvida. “A Universidade está de portas abertas a todos”, afirmou.
O reitor, Paulo Afonso Burmann, também fez referência ao atual contexto de dificuldades vivido pela UFSM, e afirmou que a compreensão da comunidade é decisiva para que a Instituição possa seguir em frente. “Não tem outra alternativa para emergirmos da crise que não seja através de investimento sério e responsável na educação. É por isso que haveremos de resistir e sairmos mais fortes”, destacou.
Burmann lembrou que a UFSM já formou mais de 150 mil profissionais, além de ser importante polo, assim como outras universidades públicas, de pesquisas, geração de tecnologia e conhecimento, inovação, empreendedorismo, bem como de extensão.
Para o reitor, o Descubra UFSM representa a ampliação da abertura da Universidade na direção do convívio e da interação com a comunidade. Ele ainda se solidarizou com os professores e equipes de escolas públicas, que também enfrentam desafios. “Precisamos estar cada vez mais próximos e alinhados”, afirmou o reitor, dando boas-vindas aos visitantes do evento.
Também participaram da abertura o vice-reitor, Luciano Schuch, e Simone Marion, coordenadora do evento. Antes dos pronunciamentos, alunos dos cursos de Dança bacharelado e licenciatura apresentaram performances.
O Descubra UFSM segue até sábado (28/9), com entrada gratuita para toda a comunidade. Horários de visitação e mais informações no site www.ufsm.br/descubra.
Texto: Ricardo Bonfanti
Fotos: Pablo Iglesias, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fonte: www.ufsm.br