v. 1(2017)
ISSN 2595-8879
O 1º Compartilhando Saberes é um evento que objetiva compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de relatos de experiência, tanto de professores das Instituições de Ensino Superior quanto de outras Instituições de Ensino em Âmbito local, regional, nacional e internacional.
Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz a oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores possam trocar experiências na busca de uma educação mais significativa em qualquer grau de aprendizagem.
Educação Inovadora e Transformadora
-
“ACOLHE, CT!”: AÇÕES DE INTEGRAÇÃO DOS CALOUROS DO CENTRO DE TECNOLOGIA
-
“CONVERSA DE PROFESSOR”: DESAFIOS DA GESTÃO PEDAGÓGICA NO CENTRO DE TECNOLOGIA
-
A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM
-
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. QUE REPERCUSSÕES NA OFERTA EDUCATIVA?
-
AVALIAÇÃO DA ORALIDADE EM SITUAÇÕES DE ENSINO: princípios e procedimentos -
Da leitura à produção literária e cinematográfica: estúdio de criação – sensibilização artística no ensino escolar
-
DIFICULDADES DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITAQUI-RS -
Desafios das escolas do campo nos municípios de abrangência do Curso de Licenciatura de Educação Campo da UFSM
-
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
-
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSORA MARIA ROCHA
-
ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO COM NARRATIVAS DIGITAIS EM ESCOLAS DO CAMPO
-
INTERACIONISMO – SIMBÓLICO E TECNOLÓGICO – EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALTERNATIVAS
-
GESTÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL
-
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS DO BERÇÁRIO NA UNIDADE IPÊ AMARELO
-
LIBERARTE: O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE ARTES
-
O GRUPO DE ESTUDO COMO COMPLEMENTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO EaD -
O Uso de Ferramentas Tecnológicas como Apoio as Aulas de Língua Inglesa
-
O USO DO FACEBOOK COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSORA DO ATELIÊ E OS BEBÊS
-
PROJETO DE EXTENSÃO “POTENCIALIZANDO A JAI JOVEM” -
Reflexões sobre a Construção da Docência: Entre Bacharelado e Licenciatura
-
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-
UTILIZANDO RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Ação de Pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
-
ARTE/MÚSICA E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA OFICINA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES POR PLANTAS ORNAMENTAIS EM CRIANÇAS
-
ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA: JOGO E EDUCAÇÃO -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA: COMPREENDER A COMPLEXIDADE PARA ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA
-
ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS PELO PIBID DANÇA NA ESCOLA VICENTE FARENCENA
-
O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO: MARIAS E SUAS HISTÓRIAS
-
IMAGINÁRIO DO HUMOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS -
LINC: FORMANDO PROFESSORES POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO PERIFÉRICA LEGÍTIMA
-
PIBID FILOSOFIA: BALANÇO E EXPECTATIVAS FUTURAS -
PIBID FILOSOFIA: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS -
SUPERVISÃO COLABORATIVA EM CONTEXTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
-
‘‘SOCIAL EM QUESTÃO’: A EXTENSÃO A SERVIÇO DOS DIREITOS HUMANOS E SOCIAIS
Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
- APROPRIAÇÕES NA HISTÓRIA DA ARTE: EXPERIMENTAÇÕES AO DE-FORMAR O CURRÍCULO
- AS INTERFACES DO TRABALHO DO PEDAGOGO JUNTO A COORDENADORIA DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR – CQVS NA UFSM
- ConeCTA: EXPERIMENTAÇÕES PERMEADAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
- HORTA NA ESCOLA, VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO CAMPO
- ENTRE GRAFITES E ARTE DE RUA: SUBJETIVIDADES PRODUZIDAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL
- HUMANS OF BILAC: UM RESGATE DIGITAL DA HISTÓRIA DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC
MANECO EM VÍDEONEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DE SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS- INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NA UFSM
- ÑE’É PORÃ – AS PALAVRAS-ALMA QUE IMPULSIONAM AS RELAÇÕES INTERCULTURAIS NA ESCOLA
- PROJETO XIRÊ-DUN: ANCESTRALIDADES E PROTAGONISMO NEGRO NA DANÇA AFRO DO PAMPA GAÚCHO
- O PRIMEIRO CONTATO COM OS ANOS INICIAIS
- UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR E ALTERNARTIVA NA BOLÍVIA
Instituições, Gestão e Compromisso Social
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
- LIDERANÇA: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE UM HOSPITAL À LUZ DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
- NOVAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A COMUNIDADE LOCAL EM UMA FEIRA SOLIDÁRIA E CULTURAL NA ESCOLA MARIA MANOELA