Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM mantém nota máxima no Índice Geral de Cursos

A universidade também se destacou no índice CPC, no qual 15 dos seus cursos alcançaram o conceito máximo



 

Pela segunda vez consecutiva, a UFSM obteve o conceito 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) – a nota máxima na avaliação realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep divulgou nesta sexta-feira (11) os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior relativos ao ano de 2023. Os índices são constituídos pelo IGC, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Com relação ainda ao IGC, a UFSM obteve uma melhora na avaliação do índice contínuo. O seu IGC continuo foi de 4,075 na edição de 2022 (divulgada no ano passado) e agora passou para 4,149. Entre as universidades gaúchas, esse índice é inferior apenas ao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); em nível nacional, a UFSM fica em 14º lugar.


Quanto aos outros três indicadores (CPC, conceito Enade e IDD), foram divulgadas as notas obtidas por 30 cursos da universidade, das áreas da saúde e rural, bem como das engenharias.

Conceito Preliminar de Curso (CPC) De acordo com o Inep, o CPC “combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo”.

No CPC 2023 divulgado em 2025, foram 15 os cursos da UFSM que conquistaram o conceito 5: Engenharia Florestal (campus sede), Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Enfermagem (campus sede), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo (campus sede), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Elétrica (campus sede), Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Química, Engenharia de Computação e Nutrição (Campus de Palmeira das Missões).

Outros 14 cursos da UFSM alcançaram o conceito 4 no CPC: Zootecnia (campus sede), Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões), Agronomia (campus sede), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Engenharia Mecânica (campus sede), Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede), Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen) e Tecnologia em Gestão Ambiental. O conceito 3 foi obtido pelo curso de Tecnologia em Agronegócio.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) Segundo a definição do Inep, o Enade “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”.

Nessa última edição do Enade, oito cursos da UFSM conquistaram o conceito 5: Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia, Arquitetura e Urbanismo (campus sede) e Engenharia Elétrica (campus sede).

O conceito 4 foi alcançado por 16 cursos: Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Florestal (campus sede), Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Nutrição (Campus de Palmeira das Missões), Enfermagem (campus sede), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Mecânica (campus sede), Agronomia (campus sede), Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede).

Outras quatro cursos obtiveram conceito 3: Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Tecnologia em Agronegócio e Zootecnia (campus sede). O conceito 2 foi atribuído aos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen) e Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões).

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)O Inep define o IDD como um índice que “busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação, e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior”.

Nove cursos da UFSM alcançaram o conceito 5 no IDD: Engenharia Elétrica (campus sede), Engenharia Elétrica (Campus de Cachoeira do Sul), Arquitetura e Urbanismo (Campus de Cachoeira do Sul), Nutrição (Campus de Palmeira das Missões), Engenharia Civil, Enfermagem (campus sede), Engenharia Química, Engenharia de Computação e Engenharia Florestal (campus sede).

O conceito 4 foi conquistado por 10 cursos: Engenharia Florestal (Campus de Frederico Westphalen), Enfermagem (Campus de Palmeira das Missões), Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Mecânica (campus sede), Medicina Veterinária, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia e Arquitetura e Urbanismo (campus sede).

Oito cursos obtiveram o conceito 3: Engenharia Mecânica (Campus de Cachoeira do Sul), Engenharia Ambiental e Sanitária (campus sede), Engenharia Ambiental e Sanitária (Campus de Frederico Westphalen), Agronomia (campus sede), Agronomia (Campus de Frederico Westphalen), Zootecnia (campus sede), Medicina e Engenharia de Controle e Automação.

O conceito 2 foi atribuído aos cursos de Zootecnia (Campus de Palmeira das Missões) e Engenharia de Produção, enquanto que o curso de Tecnologia em Agronegócio recebeu conceito 1.

Fonte: ufsm.br

Arte gráfica: Daniel de Carli, sobre foto de Laurent Keller

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-24645

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.