A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para dois cursos de aperfeiçoamento, oferecidos na modalidade EaD.
São 3.750 vagas para cada curso, destinadas a professores(as) e gestores(as) da educação básica atuantes na rede pública ou privada do Rio Grande do Sul. Também podem concorrer às vagas quem possuir diploma de graduação em cursos de licenciatura ou diploma de complementação pedagógica equivalente à licenciatura.
Os cursos ofertados são:
– “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”: Curso de extensão de 120 horas, com atividades totalmente a distância, abordando:
- Direitos Humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na Escola.
– “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”: Curso de extensão de 120 horas, com atividades totalmente a distância, abordando:
- Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro;
- Culturas e Territorialidades;
- Educação Antirracista na Prática; e
- Gestão Democrática para a Diversidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2025, pelo portal da Coordenadoria de Tecnologia Educacional: processoseletivo.nte.ufsm.br.
A realização é da UFSM, em parceria com Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
Outras informações podem ser solicitadas aos e-mails inclusao@cead.ufsm.br ou etnico_raciais@cead.ufsm.br.