O Programa de Educação Tutorial (PET) “Lélia Gonzalez” de Estudos Étnico-Raciais está com edital aberto para seleção de acadêmicos(as) bolsistas e não bolsistas. O PET é vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e aos cursos de Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura Plena) e Dança (Licenciatura Plena) da Universidade Federal de Santa Maria.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de novembro às 17 horas. O Edital 118/2024, com o cronograma de seleção e instruções para inscrição, encontra-se no site da Pró-reitoria de Graduação, no endereço ufsm.br/prograd.
O Programa de Educação Tutorial Lélia Gonzalez de Estudos Étnico-Raciais objetiva desenvolver estratégias de educação antirracistas a partir dos espaços de formação dos cursos envolvidos, de forma interdisciplinar e em diálogo com os movimentos sociais negros, indígenas e quilombolas. Sua proposta visa fortalecer o debate institucional sobre o tema, bem como acolher demandas e desenvolver ações junto às instituições de educação básica e organizações da sociedade civil.
Serão ofertadas seis vagas para estudantes bolsistas e três vagas para estudantes não bolsistas no Grupo PET. Em conformidade com o Edital MEC 04/2024, o PET Lélia Gonzalez vincula-se à Rede de Educação Antirracista, desta forma suas vagas serão destinadas prioritariamente a estudantes negros(as), indígenas e quilombolas.
São requisitos para ser estudante bolsista ou não bolsista neste Grupo PET:
I. – estar matriculado(a) entre o 2º e o 6º semestre em um dos seguintes cursos da UFSM: Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura Plena) e Dança (Licenciatura Plena);
II. – ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais ao Programa de Educação Tutorial, nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, reuniões e demais atividades do grupo;
III. – não ser bolsista de outro programa no momento de assumir a vaga como bolsista.
O(A) estudante bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 700,00. As bolsas dos(as) tutores(as) e estudantes serão pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Os(As) candidatos(as) contemplados(as) com ingressos pelos Programas de Ação Afirmativa e com Benefício Socioeconômico fornecido pela Universidade Federal de Santa Maria terão prioridade na classificação do recebimento da bolsa.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail anderson.santos@ufsm.br.