Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Vestibular e Processo Seletivo Seriado pautam a manhã da sexta-feira (27) do Descubra UFSM

Alunos e professores comentam sobre as formas de ingresso; inscrições já estão abertas

Foto colorida horizontal de estudantes no Descubra. Os estudantes estão de costas do lado direito. Um banner na cor rosa traz o texto "Faça a sua inscrição aqui"
Estudantes puderam tirar dúvidas sobre processos seletivos e se inscrever nas seleções

Na segunda manhã de Descubra UFSM, o público teve a oportunidade de saber mais detalhes sobre as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS)de 2025. Nesta sexta-feira (27), estudantes e professores de Santa Maria e da Região Central do Estado acompanharam o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, desmitificar as formas de ingresso na Universidade e apresentar os formatos contemplados.

Os exames do Vestibular acontecem nos dias 11 e 12 de janeiro, um sábado (durante a tarde) e um domingo (durante a manhã e à tarde), respectivamente. As inscrições seguem abertas até 2 de dezembro. São ofertadas, ao todo, 1.915 vagas, sendo 1.536 para os cursos do Campus Sede, 126 vagas para os de Cachoeira do Sul, 120 para os de Frederico Westphalen e 133 vagas para os de Palmeira das Missões. Os testes serão aplicados nas cidades gaúchas onde a UFSM tem unidades, além de Curitiba, Paraná, e Florianópolis, Santa Catarina. Mais informações podem ser conferidas no Manual e no Edital do Vestibular UFSM 2025

Foto colorida horizontal de pessoas em uma feira. Uma delas observa em um microscópio enquanto a outra parece explicar o que há na lâmina
Estudantes podem conversar com quem já está na universidade sobre cursos e profissões

As provas do PSS também ocorrem nos dias 11 de janeiro à tarde e 12 de pela manhã. Isso se dá pois, nesta forma de ingresso, o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. Os estudantes do 1º ano realizam a prova no sábado, enquanto os do 2º ano fazem no domingo, correspondente ao ano letivo em que estão matriculados. Para participar desta última, é necessário ter feito a etapa inicial no exame deste ano. As aplicações serão realizadas em Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Uruguaiana, Curitiba e Florianópolis. Mais informações podem ser conferidas no Manual e no Edital do PSS UFSM 2025.

No momento, a distribuição de vagas ocorre da seguinte maneira: 70% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 30% pelo Vestibular. No próximo ano, a divisão será de 30% para o Enem, 30% para o Vestibular e 40% para o PSS. Segundo Tybush, a ideia da taxa ser maior para os alunos do Ensino Médio tem base na ideia de envolver o estudante com o ensino superior desde cedo.

Provas da UFSM na visão da comunidade

O retorno do vestibular e do Processo Seletivo Seriado da UFSM é recente, com o Vestibular de Verão realizado em janeiro de 2024, dez anos após a edição anterior. Mesmo assim, é uma realidade que impacta a vida e a escolha de muitos estudantes de ensino médio, não apenas de Santa Maria, mas de diferentes regiões do estado. Ruan Antunes, morador de São Luiz Gonzaga, e aluno do terceiro ano do ensino médio, comenta que está ansioso para prestar o vestibular e que essa é uma oportunidade bastante contemplada por sua família. “Minha mãe compartilhou comigo as instruções para realizar o vestibular, mas é a primeira vez que vou fazer tanto o vestibular quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na minha escola, [os estudos] estão bem tranquilos e eu estou bem feliz em poder participar”, comenta.

Para a professora do Instituto Estadual Padre Caetano, Gracieli Benetti, o vestibular e o PSS são ferramentas de acesso muito importantes para os alunos. Apesar disso, Gracieli demonstra apreensão quanto aos conteúdos das provas. “Para a nossa realidade, ele [o PSS] fica acima, mas eu acho uma iniciativa muito relevante”, pondera. A professora destaca ainda ser muito fã do vestibular e do PSS e lembra que foi por meio deste último que ela ingressou na universidade. “Agora que ele voltou, meu filho vai ter a oportunidade de fazer o PSS também. E, às vezes, [essa] é a única oportunidade que tem. Eu, se não fosse o PSS, acho que não teria conseguido entrar pelo vestibular, pela exigência que o vestibular traz”, afirma.

A partir das entrevistas colhidas para esta reportagens, percebeu-se que as escolas ainda estão em fase de adaptação ao vestibular e ao PSS. Outro fator que impacta no preparo e no ingresso dos alunos no ensino superior é a pandemia. Segundo a professora Lucélia Machado, da Escola Estadual Nossa Senhora das Vitórias, de Cacequi, a pandemia atrasou a aprendizagem e a transição do ensino médio à universidade. “Eles estão começando a reaprender essa dinâmica e entender o que precisam fazer”, diz. Essa é a primeira participação da professora no Descubra, e ela destaca que é uma feira que traz muitas oportunidades para os alunos, “mesmo os mais tímidos, e isso ajuda muito para que eles tenham uma noção do que fazer adiante”.

O Descubra segue

O pró-reitor de graduação aproveitou para fazer uma avaliação do início do evento, e projetar o restante da sexta-feira: “o primeiro dia foi chuvoso, mas mesmo assim foi bem intenso. Em termos de ônibus, tivemos 86 veículos circulando pelo campus somente pela manhã. Hoje, provavelmente, vamos fechar a manhã com mais de 120 ônibus, segundo cálculos da segurança. Estamos agraciados com o sol, temperatura amena… Promete ser um grande dia”.

Sexta-feira (27)

14h às 15h: Capsm: DJ Set Música Eletrônica

15h às 15h40: Mostra de trabalhos do Curso de Dança Bacharelado – UFSM

16h às 17h: Capsm: DJ Set Música Eletrônica