Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Nota de pesar

É com imenso pesar que a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria vem prestar seu tributo ao Professor Jorge Luiz da Cunha. Doutor em História pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha, o Professor Jorge Cunha foi uma referência inestimável em nossa instituição, atuando como professor titular na UFSM, onde integrou o Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação, deixando um legado profundo na pesquisa e no ensino, tendo recebido, durante a Jornada Acadêmica Integrada de 2021, o Prêmio Destaque do Ensino.

Desde 1996, coordenava o Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO, dedicando-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas.

Durante sua trajetória na UFSM, o Professor Cunha exerceu importantes funções administrativas, destacando-se como Diretor do Centro de Educação e, posteriormente, como Pró-Reitor de Graduação. Em cada um desses papéis, demonstrou um compromisso exemplar com a formação de qualidade e com a promoção de uma educação inclusiva e transformadora.

Seu trabalho incansável e sua dedicação à educação marcaram profundamente a vida de inúmeros estudantes e colegas. Sendo um incentivador da democratização do acesso ao ensino superior e das políticas de ações afirmativas, o Professor Jorge Luiz da Cunha será sempre lembrado por sua sabedoria, liderança e pelo impacto duradouro que teve em nossa comunidade acadêmica.

Neste momento de tristeza, a Pró-Reitoria de Graduação expressa suas mais sinceras condolências à família, amigos, colegas e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que sua memória seja uma fonte contínua de inspiração para todos nós.

Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de Santa Maria