A Subdivisão de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/PROGRAD) convida as pessoas interessadas para participar da Palestra “O que é a Dupla Excepcionalidade?“.
A ministrante será Ronise Venturini Medeiros, professora de Educação Especial e doutoranda em Educação.
A palestra gratuita ocorrerá no dia 05 de agosto, segunda-feira, às 15 horas, através do Google Meet.
Podem realizar inscrição todas as pessoas interessadas na temática, através DESTE FORMULÁRIO. O link para o evento será enviado para o e-mail cadastrado, pouco antes do horário de início da palestra.
A Dupla Excepcionalidade pode estar presente em crianças e adultos, e consiste em uma condição em que Altas Habilidades/Superdotação coexistem com algum transtorno ou deficiência.
Por exemplo, a pessoa pode apresentar Altas Habilidades/Superdotação ao mesmo tempo em que possui Transtornos de Aprendizagem (como disgrafia, discalculia ou dislexia), ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ou, ainda, Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Essa condição paradoxal pode trazer sofrimento psíquico e dificuldades sociais e educacionais ao indivíduo. A Dupla Excepcionalidade demanda que familiares e educadores informem-se e interessem-se pelo tema, para um manejo humanizado, inclusivo, precoce e eficaz da condição.
Outras informações sobre o evento podem ser solicitadas ao e-mail caed.acessibilidade@ufsm.br.