Na manhã desta quinta-feira (27), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM (CEPE) aprovou o novo calendário acadêmico da Instituição. As alterações foram necessárias por conta da calamidade pública decorrente da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul e da greve dos servidores técnico-administrativos e docentes.
Após votação, ficou definido que o primeiro semestre letivo de 2024 será retomado em 1º de julho e se encerrará no dia 24 de agosto, e que serão duas semanas de recesso.
Já o segundo semestre inicia em 09 de setembro e segue até 21 de dezembro, para estudantes calouros e veteranos.
A semana da Jornada Acadêmica Integrada (entre 25 e 29 de novembro) será considerada letiva, podendo ou não ter aulas, a depender da situação, desde que sem avaliações e acordado com a Coordenação do Curso e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Haverá flexibilização de datas para Trabalhos de Conclusão de Curso e estágios, bem como para aulas práticas, desde que acordado com a Coordenação do Curso e Prograd. As colações de grau já agendadas serão mantidas para as unidades que puderem. Aquelas que não conseguirem, poderão reagendar.
Duas propostas de calendário acadêmico já haviam sido apresentadas à comunidade durante uma live. Na reunião de hoje, com base no que havia sido discutido anteriormente, foi desenvolvida, de forma colaborativa, uma terceira sugestão, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
Martha Adaime, vice-reitora da UFSM, avaliou de forma positiva a construção da proposta e os encaminhamentos da reunião. “A proposta foi feita de forma colaborativa durante a reunião do CEPE. Ouvimos todas as manifestações, levamos em consideração a necessidade que temos de ter um intervalo entre os semestres, preservar as semanas de presencialidade e também a semana da JAI. Consideramos, também, a manutenção das colações de grau que forem possíveis. Diante do debate realizado, todas as representações puderam ser ouvidas e pudemos acrescentar as principais sugestões. A partir daí, tivemos uma proposta de recomposição de calendário, e ela ter sido aprovada por unanimidade, mostra que atende aos anseios de todos presentes na reunião”, afirmou a professora.
Outras informações sobre o calendário acadêmico podem ser solicitadas ao e-mail prograd@ufsm.br.
Fonte: ufsm.br