Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Seleção para vagas complementares em cursos de graduação EaD da UFSM/UAB prorroga inscrições gratuitas para 05 de junho

Classificação será feita por notas do Ensino Médio, do ENEM ou do ENCCEJA

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para vagas complementares, ofertadas nos cursos de graduação a distância (EaD) do Sistema UAB/UFSM. Ao todo, são 399 vagas, oferecidas em oito licenciaturas, distribuídas em polos de 25 municípios gaúchos, para ingresso no primeiro semestre de 2024.

As inscrições gratuitas foram prorrogadas para 05 de junho. A seleção será feita por meio das notas do Ensino Médio apresentadas pelos(as) candidatos(as) no momento da inscrição, relativas a:

• Notas do 3º ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática; ou
  • Notas únicas de Linguagens e Matemática do ENEM ou do ENCCEJA.

Há vagas distribuídas na Ampla Concorrência, em oito modalidades de Cota e também para professores(as) da Educação Básica que não possuem formação na área em que atuam.

As pessoas interessadas deverão preencher com cuidado o Questionário Socioeconômico no momento da inscrição, pois candidatos(as) que forem classificados(as) pelas cotas terão de comprovar todas as condições declaradas no Questionário, sejam de ordem socioeconômica, étnico-racial, de deficiência e/ou de ensino médio cursado integralmente em escola pública.

O Edital 039/2024 retificado e o sistema de inscrições podem ser acessados no site da Pró-reitoria de Graduação, no endereço ufsm.br/prograd.

É possível fazer apenas uma inscrição, valendo a mais recente realizada pelo(a) candidato(a).

Os Cursos EaD ofertados NÃO são 100% a distância, exigindo participação PRESENCIAL nas avaliações das disciplinas e em algumas atividades nos Polos.

A Pró-reitoria de Graduação recomenda que as pessoas interessadas, antes de realizarem a inscrição, leiam o Edital na íntegra, separando previamente toda a documentação solicitada, organizando-a em arquivos no formato PDF, conforme as orientações.

Dúvidas a respeito das inscrições podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br. Dúvidas específicas sobre os cursos devem ser remetidas ao e-mail secretaria@cead.ufsm.br.

CONFIRA OS CURSOS E POLOS QUE OFERTAM VAGAS:

• COMPUTAÇÃO: 32 vagas distribuídas em Balneário Pinhal, Canguçu, Hulha Negra, São Gabriel e Sapiranga;
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: 52 vagas distribuídas em Camargo, Imbé, Panambi e Piratini;
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: 44 vagas distribuídas em Canguçu, Imbé, Rio Grande, Rosário do Sul e Sapiranga;
  • FÍSICA: 66 vagas distribuídas em Cerro Largo, Imbé, Picada Café, Quaraí, Santana do Livramento e São Francisco de Paula;
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PEG exclusivo para quem já é bacharel ou tecnólogo): 77 vagas distribuídas em Balneário Pinhal, Cerro Largo, Gramado e Sapiranga;
  • LETRAS ESPANHOL: 63 vagas distribuídas em Balneário Pinhal, Camargo, Canguçu, Novo Hamburgo e Piratini;
  • LETRAS PORTUGUÊS: 39 vagas distribuídas em Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Panambi, São Gabriel, Sapucaia do Sul e Três de Maio;
  • PEDAGOGIA: 26 vagas distribuídas em Cruz Alta, Gramado, Restinga Sêca, Santana do Livramento e Tio Hugo.