A Pró-reitoria de Graduação da UFSM (Prograd) promoveu, na última quarta-feira (20), às 17 horas, no segundo andar do prédio 48-D, uma recepção às calouras e calouros ingressantes na UFSM por meio do Edital de Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com a presença do reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, e do Pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Siqueira Tybusch. Também foram convidados integrantes da Prograd e de outros setores da UFSM, como o Setor de Atenção Integral ao Estudante (SATIE/PRAE), o Laboratório Entrelínguas e o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM, o Migraidh.
A acolhida foi um momento importante de interculturalidade e inclusão, no qual foram ressaltadas as oportunidades que a Universidade Federal de Santa Maria oferece para os(as) novos(as) alunos(as), tais como cursos de língua portuguesa para estrangeiros(as), bolsas e auxílios específicos, atendimentos em saúde, pedagógicos e psicopedagógicos disponíveis, além de assistência jurídica aos(às) ingressantes.
Em março deste ano, a UFSM lançou o Edital de Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade, ofertando 107 vagas, distribuídas em 48 cursos de graduação da Universidade. Foram classificados 21 alunos, nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.