A fotojornalista Márcia Foletto, egressa do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, é uma das 75 finalistas da 15ª edição do Troféu Mulher Imprensa. O prêmio é uma iniciativa da Revista e Portal Imprensa, órgão especializado em jornalismo e comunicação na web.
A premiação busca prestigiar, por meio de votação popular, as profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação no biênio 2020/2021. O prêmio também pretende fomentar a pauta dos direitos humanos, através da temática da diversidade.
Além do prêmio para fotojornalismo, o público pode votar em mais catorze categorias, nas quais concorrem outras colunistas e jornalistas de destaque na mídia nacional, como Djamila Ribeiro, Vera Magalhães, Flávia Oliveira, Zileide Silva, Sônia Bridi, Maju Coutinho e Renata Vasconcellos.
A votação popular se encerra no dia 13 de novembro. O anúncio das vencedoras será realizado em dezembro deste ano.
Um olhar sensível e criativo mergulhado no cotidiano
Nascida em Santa Maria, Márcia Foletto cursou Comunicação Social – Jornalismo na UFSM. Após passagens pelos jornais A Razão, O Pioneiro (de Caxias do Sul) e Diário Catarinense, conquistou espaço como freelancer no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Contratada após alguns meses, desde 1991 é repórter fotográfica do jornal carioca.
Trabalhando desde 1999 na editoria de cidades do jornal, Márcia realiza a cobertura do cotidiano da metrópole, imprimindo um olhar crítico e sensível a pautas na maioria das vezes árduas e violentas. Seu trabalho já lhe rendeu os prêmios de fotojornalismo Finep (1995), CNT (2003), IBBCRIM (2004), ANTF (2007), GDA (2016) e Petrobras (2018). Em 2016, Márcia recebeu o prêmio internacional Rei da Espanha, o mais importante da carreira, pela série “Os Miseráveis“, publicada em O Globo.
Parte de sua produção foi reunida na obra “Portfólio Fotografe Edição 4 – Grandes Fotógrafos do Brasil: Fotojornalismo por Márcia Foletto“, publicada pela Editora Europa (2021).
O trabalho de Márcia está exposto no Museu do Amanhã, no Museu de Arte do Rio e também pode ser acessado nos sites da revista Fotografe, iPhoto Channel e no portal GShow.