A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Indígena 2021. Podem concorrer pessoas com Ensino Médio completo que comprovem a sua condição de indígena aldeado(a) por meio das documentações solicitadas no edital.
São ofertadas 25 vagas, em cursos de graduação distribuídos no campus sede em Santa Maria e em dois campi descentralizados da UFSM, localizados nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões:
Campus Sede (Santa Maria, RS):
- Direito Diurno (1 vaga);
- Direito Noturno (1 vaga);
- Educação Especial Licenciatura diurno (1 vaga);
- Educação Física Licenciatura (1 vaga);
- Enfermagem (2 vagas);
- Farmácia (2 vagas);
- Fisioterapia (2 vagas);
- Fonoaudiologia (1 vaga);
- Geografia Licenciatura (1 vaga);
- História Licenciatura (1 vaga);
- Jornalismo (1 vaga),
- Letras Português Licenciatura (1 vaga);
- Matemática Licenciatura diurno (1 vaga);
- Medicina (2 vagas);
- Odontologia (1 vaga);
- Pedagogia Licenciatura diurno (1 vaga);
- Psicologia (1 vaga);
- Serviço Social noturno (1 vaga)
Campus Frederico Westphalen (RS):
- Jornalismo (1 vaga);
Campus Palmeira das Missões (RS):
- Enfermagem (1 vaga);
- Nutrição (1 vaga).
Devido à pandemia de covid-19, esta edição do processo seletivo será totalmente remota, sem provas convencionais. A classificação se dará pela avaliação de uma Carta de Intenções elaborada pelo(a) candidato(a) (peso 7) e pela nota final do Histórico Escolar do Ensino Médio (peso 3). A comprovação de conclusão do Ensino Fundamental em Escola Indígena na totalidade não é obrigatória, mas fornece um bônus na pontuação, utilizado na classificação final.
Será solicitado também o preenchimento de formulários socioeconômicos referentes ao(à) candidato(a) e seu grupo familiar pois, caso haja empate, a renda familiar bruta mensal será comparada.
O prazo para inscrição no sistema, bem como para envio digitalizado da carta de intenções e do histórico do Ensino Médio, foi PRORROGADO PARA 10 DE JULHO.
Os(as) candidatos(as) devem consultar a segunda retificação do Edital, com o novo CRONOGRAMA e as instruções para comprovação da condição de indígena aldeado(a).
Antes de acessar o Sistema de Inscrições, a Pró-reitoria de Graduação recomenda que os candidatos e candidatas leiam o Edital 019/2021-Prograd , pois qualquer erro de preenchimento ou falta de documentação obrigatória será de responsabilidade do(a) candidato(a).
O Edital traz as datas importantes do processo seletivo, como a publicação da lista de inscrições homologadas e o prazo para recursos. O Edital também possui um passo a passo para facilitar o preenchimento de documentos para inserção no sistema de inscrições. O Edital traz ainda orientações para a elaboração da Carta de Intenções.
Dúvidas sobre o processo de inscrição ou sobre a digitalização dos documentos podem ser encaminhadas ao e-mail falecom@coperves.ufsm.br.
Informações sobre editais para ingresso na Casa do Estudante Indígena e sobre benefícios socioeconômicos (alimentação, transporte, moradia e bolsas de auxílio pedagógico) podem ser obtidas com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, em prae@ufsm.br e com o Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas da Prograd, em nucleodeacoesafirmativas@ufsm.br.
Banner de capa: integrantes do PET Indígena (`Programa de Educação Tutorial destinado a acadêmicos indígenas da UFSM)