A Universidade Federal de Santa Maria retomou a campanha institucional #UFSMSemAssédio, com o objetivo de informar sobre temas como assédio e respeito no âmbito acadêmico e fora dele, divulgando o papel dos órgãos responsáveis como Ouvidoria e Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (Copsia).
Desde agosto deste ano, os órgãos de controle da UFSM – Ouvidoria, Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (Copsia) e Auditoria Interna (Audin) – passaram a atender no térreo da Reitoria, na sala 109, o que propicia maior interação entre os setores, além de deixá-los mais próximos da comunidade universitária.
Além disso, neste ano também foi lançado o Plano de Integridade da UFSM, que prevê questões de assédio e ética no âmbito da UFSM, desde sua prevenção, detecção, investigação, até a correção e monitoramento de casos. O Plano também trata da atuação da Comissão de Ética na Universidade que tem caráter educativo, normativo, consultivo e deliberativo, dispondo sobre a conduta ética da comunidade universitária.
Materiais de divulgação, que devem circular nas redes sociais, conscientizarão sobre a importância de denunciar casos de assédio e sobre o cuidado na utilização de expressões que são repetidas no cotidiano sem que se perceba o quanto são ofensivas, advindas de raízes racistas, LGBTQfóbicas e machistas. Além de assédio e respeito, as peças de comunicação também tratam de outras questões éticas, como nepotismo e abuso de autoridade.
Reclamações, denúncias, sugestões e elogios podem ser encaminhados através do endereço www.ufsm.br/ouvidoria.
Texto: Unidade de Comunicação Integrada
Fonte: www.ufsm.br