Chega a semana de ingresso dos calouros na UFSM e com ela um punhado de dúvidas: “Onde fica meu prédio? Onde é esta sala? Como faço para comer no Restaurante Universitário, retirar livros nas bibliotecas e concorrer ao Benefício Socioeconômico? Se eu precisar de cuidados odontológicos, ajuda médica ou apoio psicopedagógico, a quem recorrer?”
Além das páginas de acolhimento no Facebook e dos grupos de integração no Whatsapp (geralmente criados pelos veteranos de cada curso), o calouro pode contar com as recepções institucionais, promovidas pelos Centros de Ensino e Campi Descentralizados, que contam com palestras, visitas guiadas pelos espaços da UFSM e atividades de integração.
Os novos estudantes da Universidade também têm acesso a guias institucionais digitais, divulgados pela Reitoria e suas Pró-Reitorias. São publicações que trazem orientações, normativas e resoluções que organizam e regem a passagem do educando pela UFSM, do processo seletivo à colação de grau. Confira alguns desses documentos:
– Guia do Calouro: O Manual de “Sobrevivência” na UFSM traz os mapas dos campi, orientações para agendamento de refeições nos RU e os procedimentos para emissão da carteirinha do transporte estudantil junto à Associação de Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU), além de telefones e e-mails importantes;
– Guia Acadêmico 2019: aborda temas específicos de interesse dos acadêmicos, como trancamento parcial e total do semestre, frequência mínima, revisões de nota, afastamento do aluno para tratamento de saúde, bem como os regimes de exercícios domiciliares e de recuperação dos estudos. O Guia também lista programas e benefícios para os alunos, como moradia, bolsas de formação estudantil, monitorias, de transporte, alimentação e auxílio a material pedagógico. A publicação destaca diversos serviços que visam à integração biopsicossocial da comunidade da UFSM. Entre eles estão as iniciativas de acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais, as rodas de conversa para o público LGBTQIA e minorias étnicas, além dos serviços de orientação pedagógica, vocacional e psicopedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos.
– Código de Ética e Convivência Discente: Traz os direitos e deveres da comunidade estudantil da UFSM.
Acesse também a Resolução N. 03/2000, que estimula a recepção humanizada aos calouros da UFSM, combatendo trotes degradantes.