Com a proximidade do início das aulas do segundo período letivo de 2019, as Direções de Centro e dos Campi descentralizados da UFSM já estão divulgando a programação de boas-vindas aos calouros da instituição. As atividades compreendem momentos de esclarecimento de dúvidas, socialização e acolhimento dos novos acadêmicos. Um dos objetivos é conscientizar tanto veteranos como calouros a respeito do combate a assédios, abusos, coerções, humilhações e discriminações, que podem vir a acontecer nas primeiras semanas de aula.
A administração central lembra à comunidade da UFSM que a recepção aos calouros da instituição é regulamentada pela Resolução N. 003/2000, de 13 de abril de 2000. O documento estimula a participação, nas calouradas, dos vários setores da UFSM, tais como representantes estudantis, órgãos da Reitoria, servidores docentes e técnico-administrativos e as coordenações e direções dos respectivos cursos e centros de ensino.
Em seu artigo segundo, a Resolução veda qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer tipo de tratamento desumano ou degradante.
A prática de qualquer um desses atos resultará na aplicação de sanções disciplinares previstas no Regimento Geral da UFSM aos responsáveis (advertência, repreensão, suspensão ou desligamento da universidade), assegurado o devido processo administrativo. Toda e qualquer manifestação de recepção aos novos estudantes deverá, obrigatoriamente, estar inserida na programação do curso, aprovada pelo seu colegiado.
A UFSM mantém, através de sua Ouvidoria, um canal permanente de diálogo com a comunidade universitária e com a população em geral. Denúncias, reclamações, elogios e sugestões podem ser encaminhados, mesmo de forma anônima, através do endereço portal.ufsm.br/ouvidoria.