Definidas diretrizes do exame para cursos a serem avaliados

As diretrizes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016 foram publicadas na última quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União (DOU). As portarias se referem às competências, conhecimentos e habilidades a serem avaliados. Na UFSM, devem participar estudantes de 15 cursos de bacharelado e de 2 cursos tecnólogos.

Cursos– Farão o Enade bacharelandos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

No grau de tecnólogo, o exame é destinado a concluintes de agronegócio e gestão ambiental.

Obrigatório– O Enade é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 e aqueles que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

Também devem realizar o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 e aqueles que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Provas– Com duração de quatro horas, as provas serão realizadas em 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

Estudantes de todos os cursos a serem avaliados farão prova de formação geral, com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Nas provas específicas, serão 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Inscrições– Os estudantes regulares habilitados para o Enade 2016 serão inscritos no período de 6 de julho a 7 de agosto.

Os ingressantes de 2016 também devem ser inscritos, mas são dispensados da prova e sua situação de regularidade é atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep. Ficam dispensados também os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016 ou que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame.

Irregulares– As instituições também deverão inscrever os estudantes irregulares de anos anteriores, no período de 15 a 29 de junho. Eles também estão dispensados da prova e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório do Inep.

Sinaes– Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação a partir das referências de competências, habilidades e atitudes definidas nas diretrizes que organizam cada curso.

O sistema é composto ainda pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e pelo Índice Geral de Cursos (IGC), que aferem, respectivamente, a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Acesse as portarias que definem as diretrizes do Enade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep