Sobre a Trilha
A Trilha de Iniciação ao Serviço Público tem como objetivo acolher, ambientar e integrar os servidores ingressantes na Universidade Federal de Santa Maria e fornecer a estes as informações relevantes para que possam iniciar o desenvolvimento de suas atividades na Instituição.
Ações de Desenvolvimento

- Objetivo: Fornecer orientações aos novos servidores logo após o seu ingresso na Instituição, proporcionando um espaço de acolhimento e esclarecimento de dúvidas.
- Carga Horária: 1h
- Periodicidade: Semanal
- Modalidade: A distância (por videoconferência) ou Presencial
- Temas Abordados: Capacitações, Afastamentos, Desenvolvimento na Carreira, Estágio Probatório e Avaliação de Desempenho (TAEs)

- Objetivo: Ambientar os servidores ingressantes na Instituição, possibilitando o conhecimento do contexto de sua atuação profissional, da estrutura da Universidade Federal de Santa Maria, bem como de suas responsabilidades, compromissos e direitos enquanto servidores públicos federais.
- Carga Horária: 25h
- Periodicidade: Semestral
- Modalidade: A distância (autoinstrucional)
- Temas Abordados: A UFSM, sua história, estrutura e áreas de atuação; Atribuições e Funcionamento das Pró-Reitorias e Unidades vinculadas; Orientações sobre a atuação do servidor público na UFSM.

- Objetivo: Orientar os servidores acerca dos aspectos relacionados à sua carreira, abordando aspectos legais e normativos e possibilitando o planejamento individual do desenvolvimento profissional.
- Carga Horária: 20h
- Periodicidade: Semestral
- Modalidade: A distância (autoinstrucional)
- Temas Abordados: Plano de Carreira e formas de Desenvolvimento; Estágio Probatório; Avaliação de Desempenho (TAEs); Comissões Interna de Supervisão (TAEs); Política de Pessoal Docente (Docentes); Encargos (Docentes);
A Trilha e o Estágio Probatório
Orientações para docentes nomeados antes de 06 de fevereiro de 2025
- De acordo com o Art. 24 da Lei nº 12.772/2012, “além dos fatores previstos no art. 20 da Lei nº 8.112, de 1990, a avaliação especial de desempenho do docente em estágio probatório deverá considerar (…) a participação no Programa de Recepção de Docentes instituído pela IFE.” Considerando que a Trilha de Iniciação ao Serviço Público compreende o Programa de Recepção de Docentes instituído pela UFSM, para fins de homologação das avaliações do Estágio Probatório dos Docentes ingressantes, será considerada obrigatória a participação nas seguintes atividades desta trilha, comprovadas por meio da apresentação dos respectivos certificados:
- Curso de Recepção Institucional
- Curso sobre a Carreira
Orientações para docentes e TAEs nomeados após 06 de fevereiro de 2025
- Conforme definido no Decreto Nº 12.374/2025, a Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap disponibilizará Programa de Desenvolvimento Inicial aos servidores públicos em estágio probatório, que deverão concluir as ações de desenvolvimento previstas no programa até o encerramento do segundo ciclo avaliativo (24 meses).
- A divulgação do programa de desenvolvimento inicial pela ENAP está prevista para segunda quinzena de março/25. Assim que isso ocorrer, a PROGEP irá realizar a divulgação aos servidores da UFSM.
Inscrições
- As capacitações ofertadas pela PROGEP terão as inscrições divulgadas ao longo do ano por meio dos canais de comunicação da PROGEP, elencados abaixo, sendo que as inscrições poderão ser realizadas no Portal de Capacitação.
- Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento pelo e-mail ned@ufsm.br.