Pensão Civil
Descrição
É o benefício concedido aos dependentes do servidor falecido, calculado a partir do valor da remuneração ou provento, a partir da data do óbito.
Dependentes aptos ao benefício*:
- Cônjuge.
- Cônjuge divorciado(a) ou separado(a) judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente.
- Companheiro(a) que comprove união estável como entidade familiar.
- Filho(a) de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos: seja menor de 21 (vinte e um) anos; seja inválido; tenha deficiência grave; ou tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento.
Documentos necessários:
- Certidão de Óbito do Servidor;
- Carteira de Identidade e CPF do Servidor;
- Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor dos Beneficiários;
- Número de Conta Corrente individual e Conta Salário em nome do beneficiário;
- Formulário de Requerimento de Pensão Civil devidamente preenchido e assinado;
- Formulário de Declaração de Acumulação de Pensão devidamente preenchido e assinado.
- Documentação adicional no caso de CÔNJUGE: Certidão atualizada de Casamento (emitida após a data do óbito).
- Documentação adicional no caso de COMPANHEIRO(A): Certidão atualizada de Casamento ou de Nascimento (emitida após a data do óbito), juntamente com, no mínimo, duas provas da união estável.
- Documentação adicional no caso de FILHO(S): Certidão de Nascimento. No caso de filho maior de idade com invalidez, apresentar Atestado Médico contendo a data do diagnóstico (anterior ao óbito do servidor), o CID e o nome da doença (original)
- Caso já tenha proventos de outra ordem (pensão ou aposentadoria), deverá incluir os últimos dois contracheques aos documentos e marcar e preencher essa informação no formulário de acumulação.
Período de concessão do benefício**:
- Cônjuge/companheiro: benefício será vitalício apenas para os dependentes com idade a partir de 45 (quarenta e cinco) anos. Para os demais, o benefício será temporário de acordo com a idade conforme os critérios estabelecidos em lei.
- Filhos: benefício será temporário, até completar a maioridade (21 anos). Para os filhos com invalidez/deficiência constatada, o direito ao benefício perdurará até a cessação da condição apresentada.
Informações gerais:
- **Os períodos indicados anteriormente para concessão do benefício apenas serão válidos se houver a comprovação da existência de 18 (dezoito) contribuições mensais e/ou pelo menos 2 (dois) anos de casamento ou de união estável. Caso contrário, o período para concessão da pensão civil será de apenas 4 (quatro) meses.
- *Na ausência de dependentes habilitados dentre os listados inicialmente, poderão requerer o benefício a mãe e o pai que comprovem dependência econômica do servidor. Na ausência também desses últimos, poderão requerer o benefício o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor desde que preencha um dos requisitos igualmente previstos para os filhos.
- *Apenas o enteado e o menor tutelado será equiparado a filho mediante declaração do servidor e desde que comprovada a dependência econômica.
- A pensão por morte concedida a dependente de segurado do Regime Geral de Previdência Social ou de servidor público federal será equivalente a uma cota familiar de 50% (cinquenta por cento) do valor da aposentadoria recebida pelo segurado ou servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito no caso de servidor ativo, acrescida de cotas de 10 (dez) pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100% (cem por cento).
- No caso de habilitação tardia de outro(s) dependente(s), o benefício em questão terá seu início a partir da abertura do processo correspondente.
- Em atenção à Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma de Previdência), art.24, é possível a acumulação de pensão com aposentadoria ou outra pensão, sendo que o beneficiário tem direito a receber integralmente o mais vantajoso e parte do outro benefício, nos termos do artigo supra.
Fundamento Legal:
Artigos 217, 218, 222, 223 e 225, da Lei n. 8.112/1990, com alteração dada pela Lei n. 13.135/2015.
Público Alvo
Dependentes de servidores falecidos.Contato
Setor: Núcleo de Pensão e Aposentadoria/NPA
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h:30min às 17h (atendimento presencial mediante agendamento)
E-mail: npa@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8323
Endereço: Sala 412, 4° andar - Reitoria