Aposentadoria Especial
Descrição
É o exercício do direito à inatividade remunerada após a comprovação de 25 (vinte e cinco) anos de tempo especial devido ao exercício de atividades em ambiente insalubre conforme previsto em lei.
Documentos necessários:
- Documento de Identidade e CPF do requerente (original);
- Declaração de Imposto de Renda (completa, inclusive com recibo de entrega);
- Mapa do Tempo de Contribuição atualizado fornecido pelo Núcleo de Concessões;
- Formulário de requerimento de aposentadoria voluntária devidamente preenchido e assinado;
- Formulário de declaração de acumulação de cargo, emprego, função pública e proventos devidamente preenchido e assinado;
- Formulário de declaração de acumulação de aposentadorias e pensões devidamente preenchido e assinado;
- Formulário de ciência de responsabilidades devidamente assinado.
Informações gerais:
- Esta regra estabelece que os proventos do servidor aposentado serão calculados com base na média das suas contribuições previdenciárias, e não estabelece paridade com os servidores ativos.
- Com a promulgação da Emenda Constitucional 103/2019, houve alteração nas regras de aposentadoria especial, ressalvados os casos em que o servidor já possuía o direito adquirido, com preenchimento dos requisitos antes de sua publicação;
- Para ter direito à aposentadoria especial, primeiramente o servidor deverá abrir um processo específico de reconhecimento do tempo especial, que é dirigido ao Núcleo de Segurança do Trabalho (NSAT/CQVS);
Requisitos:
- Para os servidores que completaram os 25 anos de tempo especial de efetiva exposição a agentes nocivos à saúde, reconhecidos pelo Núcleo de Segurança do Trabalho (NSAT) antes de 13/11/2019 (data de publicação da Emenda Constitucional 103/2019), esse requisito é suficiente para dar direito à aposentadoria especial;
- Para os servidores que completarem 25 anos de tempo especial após 13/11/2019, há outros requisitos necessários, constantes nas duas seguintes regras:
- Nova Aposentadoria Especial para novos servidores – 60 anos de idade, 25 anos de contribuição, com exposição a condições especiais, 10 anos de serviço público, 5 anos no cargo; ou
- Regra de Transição – 20 anos efetivos de serviço público, 5 anos no cargo, 25 anos de efetiva exposição a condições insalubres e 86 pontos, considerando a soma: tempo de contribuição mais idade.
Fundamento Legal:
Orientação Normativa SEGEP/MP n. 16/13.
Documentos
Público Alvo
Servidores ativos que exercem atividades ambientes com agentes nocivos à saúde.Contato
Setor: Núcleo de Pensão e Aposentadoria/NPA
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h:30min às 17h (atendimento presencial mediante agendamento)
E-mail: npa@ufsm.br
Telefone: (55) 3220-8323
Endereço: Sala 412, 4° andar - Reitoria