Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

Minicurso: Ferramentas Digitais de Pesquisa do IBGE

Data: 25/10

Horário: das 8h às 12h

Local: Sala 4428 – Prédio 74C

Descrição:

Diariamente, uma série de dados, de várias pesquisas do IBGE, são divulgados pelos meios de comunicação, dando um retrato da população e da economia, refletindo a realidade do país. Pesquisadores, estudantes e profissionais das mais diferentes áreas procuram estas informações para consubstanciarem suas pesquisas e trabalhos. Estes dados secundários, em sua maioria, estão disponibilizados na Internet e através de produtos e softwares próprios desenvolvidos pelo Instituto. Contudo, as suas formas de utilização e potencialidades ainda são pouco conhecidas. O conhecimento e o emprego adequado destas ferramentas facilitarão várias atividades voltadas à pesquisa.

Ministrante:

Ademir Barbosa Koucher

Possui graduação em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Servidor Público Federal, Técnico em Informações Estatísticas, vinculado à Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Tem experiência na área de sistemas de informação, indicadores socioeconômicos e demografia.