Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

Semana de Inovação na Gestão Pública da UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 16 setembro 2024 - 08:00 Última modificação: 13 setembro 2024 - 13:34 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

12/11/2024 10:00 - 14/11/2024 17:00

Descrição

Já pensou em um evento que reúne conhecimento, prática e competição na área da Inovação em Gestão Pública?

Essa é a Semana de Inovação na Gestão Pública da UFSM, que acontecerá no período de 12 a 14 de novembro de 2024.

O evento surge com o intuito de promover, entre os servidores da UFSM, docentes e técnico-administrativos em educação, a cultura de inovação, fomentar a colaboração e a troca de conhecimento.

Junto à Semana de Inovação na Gestão Pública da UFSM acontece o Concurso de Inovação na UFSM, que busca reconhecer e premiar práticas inovadoras já realizadas por servidores.

Venha fazer parte deste momento. As inscrições são gratuitas.

Horário Atividade Local
12/11/2024

Abertura da Semana de Inovação e

Palestra Evolução Profissional no Serviço Público: Utilizando a Inteligência Artificial como Ferramenta de Inovação

Com Cristiano Ferri Faria – Pesquisador e Gerente de Inovação no Governo Federal

Google Meet
13h30min às 17h

Oficina Design para todos: a arte de inovar na comunicação

Com Aline Macena – Coord. Soluções em Comunicação e Formação do Pólen – Lab. de Inovação em Gestão Pública da Fiocruz

13/11/2024

Apresentação Oral das Iniciativas Finalistas do Concurso de Inovação na UFSM

13h30min às 17h

Oficina de Resolução de Problemas de Forma Inovadora

Com Carmen Brum Rosa e Mauricio Marques Medina, da Pró-Reitoria de Inovação

14/11/2024

Palestra Inovação Aberta

Com Breno Alencar e Evisson Lucena – Representantes E.I.T.A! Recife

Apresentação do Edital de Fomento à Inovação na Gestão Pública

Divulgação dos Vencedores do Concurso de Inovação na UFSM

Google Meet e

Oficina Uso da Inteligência Artificial na Administração Pública

Com Giovani Rubert Librelotto – Docente do Depto. de Linguagens e Sistemas de Computação da UFSM

Em breve

🔈 Conheça os palestrantes e instrutores que estarão na Semana de Inovação na Gestão Pública da UFSM:

Cristiano Ferri é Gestor de Inovação com 17 anos de experiência. Mentor de inovação. Foi idealizador e coordenador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados e do Programa e-Democracia. É autor do livro “O Parlamento aberto na era da internet”. Professor pós-doutor e pesquisador no Centro de Formação da Câmara dos Deputados.
Aline Macena é uma web designer que possui mais de 20 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos. Atua como Coordenadora da célula de Soluções em Comunicação e Formação do Pólen , Laboratório de Inovação em Gestão Pública da Fiocruz.
Carmen Brum Rosa é Docente no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas na UFSM. Professora pesquisadora do Núcleo de Inovação e Competitividade e do Grupo de Inovação, Transferência de Tecnologia, Educação e Empreendedorismo na UFSM. É Coordenadora de Educação Empreendedora da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo na UFSM.

Maurício Medina é Administrador na Coordenadoria de Educação Empreendedora da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo na UFSM.

Breno Alencar  é Diretor de Inovação Aberta e Governança na EMPREL (Empresa Municipal de Informática, no Recife). Coordena a iniciativa de Inovação Aberta E.I.TA!Recife. Coordena as iniciativas de Dados Abertos, Hub de Dados, Hackathon e Living Labs Recife. Coordenou o processo de Dados Abertos da Prefeitura do Recife, Curador das 10 edições dos concursos Hacker Cidadão.

Evisson Fernandes de Lucena é Analista Ministerial, na área de informática do Ministério Público de Pernambuco. Cedido para a Prefeitura do Recife, exerce o cargo de Gerente Geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi um dos idealizadores e fundadores do E.I.T.A!  Recife e do MPLabs.

Giovani Rubert Librelotto é docente associado no Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da UFSM. Sua carreira acadêmica é marcada por uma trajetória de destaque na área de Ciência da Computação, com ênfase em Compiladores e Sistemas Reativos Distribuídos, onde atua tanto na pesquisa quanto no ensino. Desde 2015, é tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciência da Computação da UFSM, programa ao qual permite levar à sociedade o que é produzido na universidade, através de diversos projetos de extensão, com contribuições significativas ao público alvo em questão.

Inscrição

As inscrições podem ser feitas pelo Portal de Capacitação da UFSM, ou clicando diretamente na atividade que consta na programação para realizar a inscrição (Em breve)

Núcleo de Educação e Desenvolvimento/CIMDE
E-mail: ned@ufsm.br