Nossa cidade
Santa Maria está entre as cinco maiores cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a história, os índios minuanos e tapes foram os primeiros habitantes da cidade, que foi criada a partir de acampamentos que demarcaram terras entre Portugal e Espanha, em 1797.
Hoje, a cidade é conhecida por abrigar uma dos maiores centros de ensino do país, a Universidade Federal de Santa Maria, a UFSM.
A cidade que já abrigou um dos maiores contingente militar do Brasil, atualmente se destaca no setor terciário, em especial no comércio. Por estar situada em uma região cercada por morros, ela também é conhecida como Santa Maria da Boca do Monte.
Nossa cultura
Santa Maria possui grande diversidade cultural. Por ser uma cidade universitária, ela reúne várias formas de pensar e ver o mundo. Abaixo, confira um pouco dos vários espaços culturais que a cidade oferece.
Basílica Nossa Senhora da Medianeira
Inaugurada em 1985, a Basílica de Nossa Senhora Medianeira, padroeira do RS, realiza, no segundo domingo do mês de novembro, a sua romaria estadual.
Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631. Nossa Senhora Medianeira.
Calçadão Salvador Isaia
Popularmente chamado de Calçadão de Santa Maria, o calçadão é o principal ponto comercial da cidade. Chamado de shopping a céu aberto, o lugar também serve de ponto de encontro para os santa-marienses, principalmente os jovens.
Centro de Santa Maria
Casa de Memória Edmundo Cardoso
Constituída por um acervo com vários arquivos históricos, bibliográfico e museológico, no qual serve a comunidade através do atendimento ao público e exposições referentes à história de Santa Maria. Edmundo Cardoso nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, em 1917 e tornou-se referência para a história e cultura santa-mariense.
Rua Pinheiro Machado, 2712. Centro.
Catedral do Mediador
Inaugurada em 1906, teve o reverendo Charles Segel como autor do projeto arquitetônico, que se inspirou no estilo gótico. A Igreja Anglicana foi elevada à Catedral em 1950 e sofreu obras internas em 1986 e 1993. A Catedral ainda possui janelas, vitrais e portas originais da época de sua inauguração.
Avenida Rio Branco, 890. Centro.
Catedral Diocesana
Inaugurada em 1909, apresenta uma arquitetura eclética, com elementos de vários momentos da história da arte, como o barroco e neoclássico. Em seu interior abriga afrescos do reconhecido artista italiano Aldo Locatelli.
Avenida Rio Branco, 823. Centro.
Planetário
Inaugurado em 14 de Dezembro de 1971 pelo reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. José Mariano da Rocha Filho, o Planetário da UFSM está localizado junto ao campus da universidade e conta com uma cúpula circular hemisférica, onde se simula um céu artificial através de um sistema de projeção de estrelas.
Praça Santos Dumont. 45. Campus da UFSM.
Museu Vicente Pallotti
Inaugurado em 1935, o museu é considerado um dos maiores e mais completos do Rio Grande do Sul. Possui milhares de peças, classificadas em diversas seções: mineralogia, arqueologia, paleontologia, zoologia, iconografia, botânica, material bélico, antigüidades, arte e cultura indígena.
Avenida Presidente Vargas, 115. Bairro do Patronato.
Museu Gama D’Eça
Inaugurado em 1968, o museu reúne em seu acervo materiais didáticos paleontológicos, arqueológicos e históricos – que contam um pouco da trajetória da Universidade Federal de Santa Maria. Em 1981, incorporou ao seu acervo as peças do Museu Victor Bersani.
Rua do Acampamento, 81. Centro.
Theatro Treze de Maio
Inaugurado em 1890, possui arquitetura com estilo neoclássico. Já serviu como sede de um jornal, fórum e biblioteca pública, passando em 1992 por restaurações e adaptações. Hoje, o teatro realiza apresentações de espetáculos teatrais, danças e músicas.
Em frente à Praça Saldanha Marinho, centro da cidade.
Vila Belga
Foi o primeiro conjunto habitacional do estado. Possui 84 casas de arquitetura eclética – com elementos art noveau -, que serviram como moradia para os funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro.
Rua Manoel Ribas – Santa Maria, RS. Centro