Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

Oficinas 2022 para servidores da UFSM

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas divulga orientações para a inscrição e participação nas oficinas físicas e teóricas ofertadas por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS). As oficinas têm por objetivo a promoção da saúde e a qualidade de vida dos servidores da UFSM. As atividades são planejadas conforme estudos referentes aos índices de afastamentos (licença para tratamento de saúde, fornecidos pela Perícia Oficial em Saúde) dos servidores da Instituição nos últimos anos. Conforme os dados, planeja-se as oficinas com objetivo de atenuar tais índices. A CQVS trabalha com o conceito de saúde, apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresenta a “Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Frente ao exposto, pretende-se, através das oficinas, incentivar os servidores da UFSM a manter hábitos saudáveis, preservando a saúde física, emocional e a qualidade de vida, ampliando e diversificando as ações de promoção da saúde para os servidores.

Orientações para participação nas atividades físicas

Normas de Biossegurança:

⮚ De acordo com as orientações da Comissão de Biossegurança e COE, o limite da capacidade para a sala de atividades da CQVS é 13 pessoas (12 alunos + instrutor).

⮚ Até 2019 o acesso às oficinas era liberado, não havia controle de frequência e o servidor, de acordo com seu interesse e disponibilidade, participava da atividade desejada, por isso o nome do projeto “Espaço Alternativo”. Entretanto, devido à pandemia do COVID-19, houve a necessidade de reestruturar o formato das oficinas para o ano de 2022.

⮚ Para participar das oficinas, cada participante deve levar seu material de uso pessoal (álcool em gel, máscara, uma toalha, garrafa com água).

Inscrições:

⮚ Com intuito de abranger um número significativo de servidores, cada servidor poderá escolher duas modalidades diferentes, podendo participar uma vez por semana em cada. Por exemplo: “pilates na terça-feira e alongamento na sexta-feira ou yoga na segunda-feira e pilates na quinta”. Não será permitido a realização da mesma atividade duas vezes na semana;

⮚ As modalidades serão divididas entre turma 1 e turma 2 (yoga 1, segunda-feira, yoga 2 quarta-feira, e assim as demais);

⮚ As inscrições serão realizadas via e-mail (cada modalidade tem seu e-mail) no dia 27 de abril das 8h às 12h;

⮚ O número de vagas é 12 por turma, o instrutor da modalidade é responsável por controlar as inscrições e informar os selecionados (os 12 primeiros e-mails recebidos farão parte da primeira turma, os 12 subsequentes, da segunda turma da modalidade). O comunicado aos selecionados acontecerá até as 17 horas do dia 27/04/2021;

⮚ O instrutor ficará responsável por controlar a frequência dos participantes. O servidor que tiver duas faltas consecutivas ou intercaladas, não justificadas, perde a vaga, e chama-se o próximo inscrito no e-mail;

⮚ O servidor deverá apresentar atestado médico para participação nas atividades, podendo ser fornecido pelo médico assistente ou pela medicina do trabalho da UFSM se o servidor realizou os exames periódicos.

Modalidades: Atividades Físicas – Local: Sala do Espaço Alternativo (Prédio 48C)

ATIVIDADE SEG TER QUA QUI SEX CONTATO
YOGA 12h às 13h   12h às 13h

yoga10cqvs@gmail.com Instrutor: Cleonice

PILATES   12h às 13h   12h às 13h

pilatescqvs2022@gmail.com Instrutor: Ana Paula

ALONGAMENTO/ RELAXAMENTO

T.1: 12h às 13h

T.2: 13h às 14h

to.saude.trabalho@ufsm.br
TREINO FUNCIONAL

tfnemaefscqvs@gmail.com Instrutor: Thaís

GINÁSTICA LOCALIZADA

ginasticacqvs@gmail.com

Instrutor: Alessandra

Atividades Teóricas – Local: Sala de Capacitação da Progep (Prédio 48C)

⮚ Tendo em vista que o espaço comporta um número relevante de servidores, não é necessária inscrição prévia para a participação nas oficinas teóricas. As oficinas serão realizadas semanalmente ou quinzenalmente, conforme tabela a seguir.

ATIVIDADE SEG TER QUA QUI SEX
Oficina de Finanças Pessoais

12h às 13h Quinzenal

Oficina de Educação Nutricional   12h às 13h
Oficina de Jardinagem     13h às 14h
Oficina de Fotografia         14h às 15h
Oficina de Artesanato

12h às 13h30min Quinzenal

Informações Gerais:

• No dia 28 de abril, às 9 horas, no Salão Imembuí, será realizado um evento informativo para os servidores que participarão das oficinas, com a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, sobre as atividades, bem como a apresentação dos instrutores e mais explicações sobre as oficinas.

• As inscrições corresponderão ao período de maio a dezembro de 2022.

• Os servidores poderão participar, no máximo, de duas modalidades, uma vez por semana em cada, totalizando, no máximo, duas horas semanais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cqvs@ufsm.br ou dúvidas sobre modalidades específicas, enviar diretamente para o e-mail informado.