Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

Servidores da UFSM participam de Workshop sobre Justiça Restaurativa e Construção de Paz

Nos dias 16 e 17 de setembro, diversos servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do workshop “Justiça Restaurativa e Construção de Paz”, realizado em Santa Maria.

A Justiça Restaurativa é um método para resolver conflitos por meio de negociação e diálogo, com a participação ativa da vítima e do ofensor. O objetivo é satisfazer a todos os envolvidos, responsabilizar os que contribuíram para o evento danoso, e alcançar um equilíbrio de poder entre a vítima e o ofensor.

O evento foi promovido pela Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), tendo como objetivo apresentar, vivenciar e discutir os conceitos subjacentes aos processos circulares na prevenção da judicialização de casos envolvendo adolescentes em conflito com a lei, no ambiente escolar e comunitário, com ênfase também na transformação de conflitos.

O workshop foi ministrado pela professora e escritora norte-americana Kay Pranis, considerada uma das precursoras da Justiça Restaurativa no mundo. Ela tem se dedicado a difundir a metodologia dos Círculos de Construção de Paz e boas práticas da Justiça Restaurativa.