Ir para o conteúdo PROGEP Ir para o menu PROGEP Ir para a busca no site PROGEP Ir para o rodapé PROGEP

UFSM/PROGEP capacitou mais de 800 servidores por meio das Trilhas de Aprendizagem

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no ano de 2021, instituiu as Trilhas de Aprendizagem, que representam um conjunto integrado e contínuo de ações destinadas ao desenvolvimento das competências dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria.

Até o momento, foram criadas quatro (4) diferentes Trilhas para os servidores, e, somente no ano de 2021, mais de oitocentos (800) inscritos concluíram as capacitações ofertadas. As Trilhas que se encontram instituídas são:

• Trilha de Iniciação ao Serviço Público: tem como objetivo acolher, ambientar e integrar os servidores ingressantes na UFSM, fornecendo informações relevantes para que possam iniciar o desenvolvimento de suas atividades na Instituição;
  • Trilha de Desenvolvimento de Gestores: visa o desenvolvimento das competências gerenciais consideradas necessárias aos ocupantes de cargos de chefia na UFSM, bem como aos servidores que desejam, futuramente, ocupar tais funções;
  • Gestão de Cursos de Pós-Graduação: busca fornecer uma formação básica para atuação nas funções de coordenador e de secretário de curso de pós-graduação;
  • Gestão de Departamentos Acadêmicos: visa fornecer uma formação básica para atuação nas funções de chefe e secretário de departamento acadêmico.

Confira abaixo um resumo do quantitativo de servidores que se capacitaram pelas Trilhas de Aprendizagem no ano de 2021:

Trilha de Aprendizagem Ações de Capacitação Total de Concluintes
Trilha de Iniciação ao Serviço Público Curso de Recepção Institucional 122
Curso sobre a Carreira dos Docentes do Magistério Federal 114
Curso sobre a Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação 129
Encontro de Integração dos Novos Servidores 116
Trilha de Desenvolvimento de Gestores Curso de Gestão de Processos de Negócio 19
Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos 23
Curso de Gestão Estratégica para a Administração Pública 40
Curso de Gestão Universitária e Liderança 78
Trilha de Gestão de Cursos de Pós-Graduação Curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas 73
Curso sobre a Plataforma Sucupira: Coleta CAPES e Avaliação Quadrienal 58
Trilha de Gestão de Departamentos Acadêmicos Curso sobre Normativas e Rotinas Departamentais 64
Total   836

Ficou interessado nas Trilhas e quer mais informações? Então, acesse https://www.ufsm.br/pro-reitorias/progep/trilhas-de-aprendizagem. Mais informações poderão ser obtidas com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento pelo e-mail ned@ufsm.br ou telefone 3220-8063.