Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstruir RS: UFSM anuncia campanha humanitária de apoio aos municípios afetados pela enchente

Iniciativa tem como foco auxiliar locais afetados pelas enchentes, utilizando a Extensão Universitária como vetor de reconstrução.

Como parte das atividades do Programa UFSM Solidária e Cidadã, a universidade divulgou a chamada pública “Reconstruir RS”, que seleciona ações de extensão multidisciplinares para atuar nos municípios atingidos pelas chuvas no estado. A chamada tem inscrições em fluxo contínuo até 30 de setembro, disponíveis neste formulário; o tempo de resposta à inscrição é de até dois dias. Os projetos selecionados têm possibilidade de acesso com o custeio de despesas provido pela UFSM. Para mais informações, o documento está disponível neste link.

A ideia da chamada é, a partir da extensão, auxiliar na reconstrução dos locais afetados, além de promover o desenvolvimento regional de forma integrada às comunidades atendidas. Os projetos interessados devem ter planos de trabalhos ligados a uma das áreas temáticas previstas na Política Nacional de Extensão, que são: comunicação, meio ambiente, cultura, saúde, direitos humanos, tecnologia, educação e trabalho. Além disso, devem abranger as temáticas previstas no Ofício n. 10/FORPROEX, que elenca 30 tipos de áreas para ações de extensão.

Dentre outros requisitos, as ações devem ter coordenação de servidores, técnico-administrativo ou docente da UFSM, além de contabilizar até 20 membros, engajar estudantes de diferentes áreas e ser desenvolvido em até 60 dias. Após a aprovação do projeto, a equipe tem etapas específicas de trabalho a cumprir dentre esses dois meses, em ordem: viagem precursora, elaboração de diagnóstico, indicação da equipe, reunião de alinhamento, operações in loco, produção do relatório de execução e viagem de retorno. Para consultar todos os detalhes, pré-requisitos e demais informações, o interessado deve acessar a chamada na íntegra, neste link.

A chamada prevê a possibilidade de custeio de despesas, a partir da disponibilidade orçamentária da UFSM. Dentre as situações possíveis estão: auxílio financeiro a estudantes (bolsas), aquisição de materiais de consumo, contratação de transporte e diárias. Todas essas necessidades devem estar devidamente descritas no plano de trabalho.  Dúvidas adicionais podem ser enviadas para o e-mail reconstruir.pre@ufsm.br.

Ações em Sinimbu foram pontapé inicial para iniciativa Reconstruir RS

Comitiva da UFSM visitou município para mapear demandas que podem ser apoiadas pela instituição.

Na última quinta-feira (13), uma comissão da UFSM viajou até o município de Sinimbu, localizado há cerca de 160 km de Santa Maria, para uma avaliação dos danos pós-enchentes. A cidade, banhada pelo Rio Pardinho, sofreu com inundações intensas no último mês, que afetaram toda a infraestrutura local. Assim, a visita objetivou o levantamento de demandas de reconstrução e apoio da UFSM à comunidade, que tem concentração no meio rural.

A comitiva foi composta pelo professor João Francisco Horn, da área de Engenharia Ambiental; pela professora Nadianna Marques, especializada em Saúde Mental; a professora Cadidja Coutinho, pesquisadora de Educação Ambiental; e o professor Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão e pesquisador em Patrimônio Cultural. Juntos, eles se reuniram com representantes da prefeitura de Sinimbu para a discussão de um programa de ação que prevê expedições temáticas de auxílio na reconstrução do município, por meio de ações em diversas áreas. Ainda, prevê-se a realização de ações semelhantes nos municípios de Agudo e Restinga Sêca.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Matheus Lenarth Cardozo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE