Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM lança edital para financiamento de ações de extensão na pós-graduação

Inscrições iniciam em 02 de maio e vão até 06 de junho exclusivamente pelo formulário.

Com a previsão de mais uma edição do Fórum de Extensão na Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estão abertas inscrições para novos projetos e ações de extensão interessados em receber financiamento. A contribuição advém do Programa PROEXT-PG UFSM Além do Arco, firmado em 2023 e responsável pela distribuição de recursos para ações transdisciplinares com impacto social na pós-graduação.

Para o Prof. Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão, a oferta do PROEXT-PG é um símbolo do pioneirismo da UFSM. Segundo ele, o lançamento da oportunidade “contribui para melhoria dos programas de pós-graduação, bem como a qualificação do seu impacto social e complemento na formação dos pós-graduandos”. De forma complementar, para a Prof.ª Cristina Wayne Nogueira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a oferta é uma forma de aumentar a visibilidade, a qualidade e a abrangência da pós junto da comunidade, “considerando a interação dialógica e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.

Por dentro do edital

Para obter o financiamento, o programa de pós-graduação (PPG) interessado deve submeter uma proposta, conforme as definições disponíveis no edital. A interdisciplinaridade é um ponto essencial, de forma a envolver estudantes de pós e, no mínimo, dois PPGs. Estes, por sua vez, devem participar do Fórum de Extensão e estarem vinculados a uma grande área de avaliação da CAPES.

Para essa seleção, estão disponíveis R$ 600 mil para investimento. É essencial que as propostas inscritas estejam alinhados a pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, um dos  desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM, uma das áreas temáticas estabelecidas na Política de Extensão da UFSM e uma das diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Corede ou uma das demandas definidas para o território do Geoparque de atuação da UFSM. Demais requisitos, documentos e detalhes estão disponíveis no edital de seleção.

As inscrições para a seleção ocorrem entre 02 de maio e 06 de junho exclusivamente pelo formulário. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 21 de junho, com previsão de início da realização das propostas a partir de 1º de julho. As propostas serão analisadas  pelo Comitê Gestor e, se selecionadas, terão um período de dois anos para serem executadas.

Primeiro Fórum de Extensão na Pós-Graduação ocorre no fim do mês

Na terça-feira, 30 de abril, ocorre a edição de estreia do Fórum de Extensão. O evento, que possui programação completa definitiva disponível no edital, é voltado para promover a integração dos programas de diferentes áreas na concepção e execução das atividades de extensão.

Para Programas de Pós-Graduação interessados em receber recursos do PROEXT-PG, a participação no Fórum é obrigatória. Ainda, outros membros da comunidade acadêmica podem participar como ouvintes. As inscrições para essa modalidade devem ser realizadas pelo formulário até o dia 18 de abril.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE