A Incubadora Social da UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), realizou, na última quarta, 30, uma reunião para apresentar e discutir ações alinhadas ao cooperativismo e ao associativismo. Além da equipe da IS-UFSM, participaram dois empreendimentos recentemente incubados: a Vila Resistência e o projeto Cooperma.
O professor Gabriel Murad Velloso Ferreira, Coordenador do curso superior de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico da UFSM e docente no curso Técnico em Cooperativismo, na modalidade à distância, foi convidado para falar sobre a viabilidade do Associativismo e sobre a formação de Cooperativas junto aos movimentos sociais. Na ocasião, os participantes puderam expor suas ideias e esclarecer dúvidas a respeito do tema.
A Vila resistência é auxiliada pelo Programa de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Reurbanização de Assentamentos Humanos Precários da UFSM (ATHIS/REURB) e no local, situado nas proximidades do Parque Pinheiro Machado e do loteamento Cipriano da Rocha, vivem cerca de 49 famílias que lutam por moradia digna, saneamento básico, lazer e melhorias na comunidade.
Já o projeto Cooperma almeja a constituição formal de uma cooperativa mista de consumo e produção, que possa envolver as comunidades periféricas de Santa Maria em cursos e oficinas de capacitação, atividades de arrecadação e doações para pessoas carentes, entre outras ações que permitam a geração de trabalho e renda, na perspectiva da economia popular, solidária e criativa.
Com informações da IS-UFSM