A Extensão da UFSM se utiliza de uma filosofia clara e precisa, conhecida, popularmente, como Teoria da Branca de Neve: por que realizar um evento, se ela pode realizar sete? Essa filosofia é tão bem cumprida que, somente no último final de semana, 09 e 10 de novembro, foram realizadas, literalmente, sete atividades de extensão em diversos locais de Santa Maria.
Todas elas contaram com muita cultura, esporte e compartilhamento de saberes. Se você não acompanhou, não se preocupe, pois a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) deu uma pausa na agenda para organizar um breve relato de cada ação extensionista e, de quebra, já anunciar as próximas.
Despedida da pista do CEFD
O primeiro evento foi realizado no sábado de manhã, 09, com uma edição especial do “Viva o campus”, — comemorativa à despedida da pista do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. As competições tiveram início às 09h30min e prosseguiram até às 17h, contando com provas de corrida, arremesso de peso, salto em altura e lançamento de disco. A pista, que por cinco décadas recebeu não só inúmeros atletas, mas também a própria comunidade externa em busca de um local adequado para a prática de exercícios físicos, dará lugar a um novo e moderno espaço para a preparação de esportistas e para lazer.
Abertura da 31ª FEISMA
Ainda no sábado pela manhã, aconteceu a abertura da 31ª Multifeira de Santa Maria (FEISMA), no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria. O evento, considerado um dos maiores da região central do Rio Grande do Sul, acontece até o próximo domingo, 17, e conta com atrações musicais, exposição do comércio e de empresas de inovação da cidade. A UFSM está levando, ao público, não só inovações em tecnologia, através da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), mas também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da Agenda 2030. O estande da UFSM conta, ainda, com exposição e venda de artesanatos do grupo incubado Ará Dudu.
Para o Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, a participação da Universidade na feira é fundamental para mostrar que a instituição está buscando, junto às empresas da cidade e ao poder público, a promoção do desenvolvimento regional. “A ideia do nosso estande deste ano é mostrar um pouco do que a Universidade desenvolve junto aos estudantes, aos professores. Mostrar nossos projetos, a extensão e a tecnologia que é desenvolvida dentro dela”, finaliza Schuch.
Mostra “Onde está a UFSM?”
O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) levou, ao Royal Plaza Shopping, a 1ª Mostra de Projetos de Extensão e Prestação de Serviços. O evento, que contou com a participação de mais de 20 projetos vinculados ao centro, mostrou, à comunidade santa-mariense, um pouco das ações desenvolvidas pela Universidade. Além disso, o público que passou pelo local também pôde participar de atividades para conhecer um pouco mais dos grupos e dos projetos que constituem as humanidades da UFSM.
Oficina de boneca
Ainda no sábado, 09, o projeto de extensão Resgate do Carnaval: Educação, cultura e Direitos Humanos, vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da PRE, realizou uma oficina de artesanato na Escola de Samba Vila Brasil.
De acordo com a bolsista do projeto e aluna do curso de Relações Públicas da UFSM, Roberta Hoffmann, a atividade visou à promoção tanto da cultura negra (já que, no próximo dia 20, é comemorado o dia da Consciência Negra) quanto do empreendedorismo local. Os materiais utilizados foram doados pela servidora aposentada da UFSM Lilian Palmeira, que também foi a ministrante da oficina de bonecas.
Viva o campus Jardim Botânico
No domingo, foi realizado o Viva o campus Especial Jardim Botânico. A edição, que contou com a participação da Marinete (ônibus antigo), teve exposição de plantas carnívoras; oficina de bromélias; mostras com realidade aumentada; e trilhas pelo Jardim Botânico, fundado em 1983 na UFSM. O planetário também realizou a sessão com o filme “Maravilhas do Universo”.
Exposição Arte para lo Político
Para quem gosta de Arte, também foi possível visitar a exposição Arte para lo Político, em exibição no mezanino do Centro de Convenções da UFSM. A mostra, construída por meio de diferentes técnicas artísticas, é composta por fotografias de profissionais argentinos, brasileiros, mexicanos e paraguaios. A coordenação da mostra é do professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Lutiere Dalla Valle. Ela ficará aberta para visitação até o próximo dia 22 de novembro.
Fafá de Belém
Encerrando o final de semana da extensão, o Centro de Convenções da UFSM recebeu a cantora paraense Fafá de Belém, que cantou seus sucessos ao som do piano do maestro Luiz Karam.
Próximos eventos da Extensão
Hoje acontece, no campus sede, o segundo dia do II Fórum de Direitos Humanos da UFSM e o Fórum Regional Permanente de Extensão.
Na próxima quarta, 13, o Centro de Convenções recebe o espetáculo de dança “Frágil – O baile cênico das relações”, às 20h. No campus de Frederico Westphalen, será lançado o documentário “5.000km: uma jornada de esperança”, produzido pelo projeto de extensão Comunicação e Refugiados Venezuelanos.
Na quinta-feira, 14, véspera de feriado, acontece o Dose de Ciência sobre vacina, às 18h, no Vaca Profana. À noite, o Centro de Convenções recebe o espetáculo Queen Experience In Concert, às 20h.
Em Santo Ângelo, região das Missões Gaúchas, no feriado de 15 de novembro, o projeto de extensão “Som e Luz em Corpos” realiza um espetáculo de dança no sítio histórico de São Miguel.
Na noite do dia 20, o Centro de Convenções recebe o concerto Vozes Negras, da Banda Sinfônica de Santa Maria.
No dia 24, acontece o 3º Nei Dey, organizado pelo grupo incubado Ará Dudu, na praça dos Bombeiros, a partir das 15h. Ainda nesse dia, das 15h às 18h, será realizado o Viva o Campus Especial Pedal, com atividades e passeios ciclísticos para o público.
O Salão de Inovação e Empreendedorismo, que acontece no dia 22 de novembro no Centro de Convenções, contará com a presença de grandes nomes do empreendedorismo nacional, como o escritor Marcos Piangers; o diretor comercial da COWMED, Leonardo Guedes; e a escritora Tatiane Pimenta.
O dia 27 será para celebrar os anos 80′ com o musical Mamma Mia, no Centro de Convenções da UFSM.
Por fim, no dia 28, acontece o V Concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, também no CC.
Texto: Wellington Hack/ Pró-Reitoria de Extensão
Revisão Textual: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão